O curso trata sobre biologia cujo objetivo de estudo são os seres vivos, que são entidades que apresentam as propriedades de multiplicação, variação e hereditariedade, apresentando, predominantemente, em sua composição, átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio.
No curso estudaremos a Biologia Celular (antiga Citologia) que é a parte da Biologia que estuda todas as organelas celulares e seus comportamentos. Procura diferenciar as células tanto animais como vegetais, observando também as grandes semelhanças.
O curso Biologia da Conservação apresenta os conceitos da área, abordando temas como a origem da biologia da conservação, história da biologia da conservação e muito mais!
1.O que é biologia da conservação
2. História da biologia da conservação -Origens
3. História da biologia da conservação - movimentos filosóficos
4. História da biologia da conservação - século XX
5. Importância do ensino da Conservação
6- Diferenças entre conservacionistas, preservacionistas, ambientalistas e ecologistas
7.Princípios da biologia da conservação
8.Postulados normativos éticos da biologia da conservação
9. Postulados funcionais da biologia da conservação
10. Biodiversidade ou diversidade biológica
11. Níveis da Biodiversidade
12. Abordagens da biodiversidade - ensino da conservação
13. Importância e valor econômica da biodiversidade
14. Potencial econômico da biodiversidade e sustentabilidade
15. Pontos críticos da biodiversidade
16. A biodiversidade ameaçada
17- Conservação da biodiversidade e educação ambiental
18- Estratégias de proteção da diversidade biológica- União Européia e Convenção do Rio
19 -O status jurídico da biodiversidade
20- Proteção da biodiversidade - convenções internacionais
A ortopedia e a traumatologia modernas têm como objetivo a perfeita consolidação óssea. Nos últimos anos, é crescente o número de pesquisas que relatam novas técnicas e implantes associados à biologia molecular. O presente curso tem o intuito de revisar o modo de ação, aplicação e carreadores das proteínas morfogenéticas ósseas (BMPs).
Este curso objetiva reduzir o impacto dos acidentes, respeitando o limite entre o homem e os animais peçonhentos. Visto que os acidentes escorpiônicos no Brasil assumem grande importância não só pela sua incidência como pela sua potencialidade em induzir quadros clínicos graves, muitas vezes fatais, principalmente em crianças.
Este manual tem como objetivo apresentar os hábitos, ciclo de vida, importância médica e medidas preventivas de animais sinantrópicos presentes em áreas urbanas. Define-se animais sinantrópicos àqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, à despeito da vontade deste.
Genética (do grego genno = fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Neste curso estudaremos a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
Este curso trata da biologia marinha visto que Cerca de 71% da superfície do planeta é ocupada pelos oceanos ou seja aproximadamente 361x106 km2. A profundidade média dos oceanos é de cerca de 3.6 km e o seu volume médio é de aproximadamente 1370x106 km3. Os oceanos constituem o maior repositório de organismos do planeta uma vez que existe vida em maior ou menor abundância em todos os domínios do meio marinho.
O curso, em lingua-gem simples e objetiva e conteúdo inovador, aborda temas transversais em biociências, como enzimologia, bioquíca de proteínas, métodos de purificação de proteínas e muito mais!
Foi intuitivamente que o homem começou a fazer uso da genética a seu favor. Já em 9000 A.C., mesmo sem compreender alguns conceitos, que seriam descobertos mais tarde, o homem selecionou as melhores sementes para o plantio e escolheu os animais mais vigorosos para a reprodução. Com o avanço dos estudos de biologia celular, pôde-se determinar quais os principais componentes moleculares da célula. Este curso apresentará os principais conceitos da biologia molecular.
O curso apresenta as repercussões da debilidade teórica da biologia nas teorias da cognição, ações das dificuldades no uso dos conceitos de informação e complexidade na biologia molecular. Faz uma análise do paradigma da ordem na vida do conhecimento.
O propósito deste curso é a atualização dos profissionais de saúde em relação às serpentes, aos venenos e ao tratamento dos acidentes ofídicos que ocorrem na região amazônica. Visto que no Brasil, os acidentes ofídicos constituem um sério problema de saúde pública, em virtude do grande número de pessoas atingidas anualmente e da própria gravidade dos casos.
O curso tem o objetivo de apresentar o conjunto técnicas que permitem cultivar ou manter células isoladas fora do organismo original, mantendo suas características próprias.
Luminescência ou fosforescência apresentada por organismos vivos como resultado de processos de oxidação interna. Neste curso será apresentada a definição de Bioluminescência, mecanismos e emissão de luz por organismos vivos.
O curso diz respeito sobre bioma, que é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. No Brasil os principais biomas amazônia, cerrado, mata atlântica, caatinga, pantanal e pampas
O curso diz respeito sobre biomas brasileiros. Bioma é um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
O curso diz respeito sobre biomas do mundo. Bioma é um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados