É na biblioteca que estão guardados os melhores tesouros – os livros. Essa é uma das portas mais importantes para o conhecimento humano. É sobre biblioteca escolar que vamos conversar neste curso, com o objetivo de ampliar o conhecimento a respeito da Biblioteca escolar para que possam atuar no processo pedagógico da escola contribuindo para a promoção e democratização da leitura.
O curso apresenta os aspectos inerentes ao Bibliotecário de referência, a luz da literatura existente a cerca desta temática. Aborda a formação profissional, as exigências para o desempenho de sua práxis cotidiana, ressaltando as competências e habilidades que são necessárias a este profissional.
O curso propõe a fazer uma caracterização do campo do conhecimento designado biblioteconomia/ciência da informação. Separadamente, a biblioteconomia e a ciência da informação devem ser vistas como especialidades desse todo maior. A separação é justificada pelas diferenças efetivamente existentes, mas há um problema comum: o acesso à informação.
O curso apresenta um panorama das formações socioculturais e as revoluções tecnológicas observadas ao longo da história, que influenciaram as origens e o desenvolvimento da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.
O curso apresenta uma discussão sobre a formação em biblioteconomia, passando pela atuação profissional e pelas atitudes que todo bibliotecário deve assumir, chegando, por fim, nas tecnologias disponíveis que contribuem com esta ciência.
O objetivo deste curso é propor uma reflexão e uma redefinição de bilinguismo e educação bilíngue. Termos estes que se tornaram não só difíceis de conceituar, mas também sujeitos a definições um tanto quanto divergentes.
A grande importância do ambiente para a exploração dos animais domésticos decorre unicamente de sua influência sobre o fenótipo, isto é, sobre a exteriorização da herança, do genótipo dos indivíduos; permitindo a sua plena exteriorização ou limitando-a, impedindo, por não lhe ser plenamente satisfatório, que ele se manifeste no seu fenótipo com todo o seu potencial, ou mesmo impedindo totalmente essa manifestação, principalmente no que se refere às atividades produtivas. Este curso trata da bioclimatologia animal.
O presente curso tem como objetivo apresentar o processo de corrosão e biocorrosão do aço API 5L X60 quando exposto a diferentes fluidos utilizados na indústria de petróleo, em condições estáticas.
O termo “biodiversidade” é uma contração de “diversidade biológica” e foi popularizado pelo simpósio, seguido da 3 publicação do livro de mesmo título, “Biodiversity” de Edward Osborne Wilson (1986). Neste curso você conhecerá os conceitos relacionados à biodiversidade.
Nesse curso exploramos os aspectos teóricos da teoria neutra da biodiversidade e biogeografia (TNB) proposta por Hubbell (2001), apresentando juntamente um estudo cienciométrico sobre o impacto dessa teoria na comunidade cientifica, seus avanços, principais críticas e algumas perspectivas.
Com mais de 56.000 espécies de plantas (excluindo fungos), o Brasil tem uma das floras mais ricas do mundo – quase 19% da flora mundial. Nosso conhecimento da diversidade e do status das plantas não vasculares no país é ainda muito incompleto, embora estudos localizados com grupos de algas tenham revelado uma perda de espécies devido à poluição ambiental. Neste sentindo o curso aborda a biodiversidade e conservação das plantas no Brasil.
Este curso discute porque os esforços até o momento não foram suficientes para reduzir significativamente a taxa de perda de biodiversidade; ele avalia o potencial para mudanças de longa duração ou irreversíveis do ecossistema como resultado das tendências e práticas atuais; e conclui que as respostas conjuntas e orientadas, podem, no longo prazo, interromper ou mesmo reverter o declínio constante na diversidade da vida na Terra.
Os métodos estatísticos são usados hoje em quase todos os campos de investigação científica. Neste curso você verá os principais conceitos de bioestatística aplicada.
O objetivo deste curso, um ensaio crítico-reflexivo, é apresentar uma contextualização histórica e conceitual da bioética, enfocando suas origens e seus principais problemas.
O curso apresenta a aproximação da bioética e comunicação na oncologia. Tenta esclarecer conceitos das áreas, além dos termos que causam problemas. Por fim, apresenta a interdisciplinaridade existente e o duplo aspecto comunicativo da bioética.
Este curso trata do Biofilme microbiano na indústria de alimentos. Seu objetivo é apresentar a formação de biofilmes na indústria de alimentos, suas características, benefícios e prejuízos que possam vir a causar, assim como sua possível remoção para obter um produto alimentício com qualidade e segurança.
O uso da ultra-sonografia já se alargou por quase todas as especialidades médicas. Seu uso se difundiu rapidamente por se tratar de uma técnica não invasiva. Daí a importância de que sejam conhecidos os fundamentos teóricos em que repousa a obtenção de imagens com a ajuda dos ultra-sons. Neste sentido o curso apresenta a Biofísica aplicada à ultra-sonografia.
O curso apresenta a biogeografia que é o estudo da distribuição dos organismos sobre a Terra e as causas que levam a tal distribuição, a qual está relacionada a condições geomorfológicas e climáticas. Relaciona-se com outras disciplinas, como a fisiologia, zoologia, ecologia, climatologia, paleontologia, evolução e genética.
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados