O presente curso destina-se a subsidiar o estudo sobre noções de
arquivologia e técnicas de arquivo como foco em concursos públicos. São apresentados de conceitos básicos da moderna arquivística, e compilação de teoria baseada nos maiores autores da área.
A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma empresa pública ou privada. Para tomar decisões, recuperar a informação e preservar a memória institucional é preciso estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos. Este curso aborda os principais aspectos, teóricos e práticos, que
devem ser levados em consideração na implantação da gestão de documentos.
Os arquivos permanentes formam-se a partir de documentos recolhidos dos arquivos correntes, portanto a administração destes influencia diretamente os arqui-vos de custódia. Em vista disso, o curso apresenta a atuação do arquivista na fase de administração dos arquivos ativos, incluindo o controle e planejamento da produção documental.
No curso aprenderemos sobre: Manifestação Artística; Arte e Religião; As Formas de Arte Africana; Mascaras; Arte; Culinária; Música e Dança; Religião; Angolana; Tambores Africanos.
Este curso discute a consideração da arte como conceito para a análoga asserção dela como imagem no campo artístico do pós-Segunda Guerra Mundial. aventaremos a hipótese de que arte, política e capitalismo convivem mais estreitamente no seio da lógica cultural pós-modernista na medida em que, paradoxalmente, a arte apresenta uma transformação interna que a conduziu a um grau superior de autonomização da sua linguagem simbólico-formal, conforme se estetizou em torno de uma imagem/conceito sobre ela mesma.
Este curso trata da arte como forma de comunicação, arte como cognição, arte como educação do indivíduo na procura da identidade e como forma de liberdade, na tentativa de cingir, com estas reflexões, do tema do proposto.
O curso apresenta a história do ensino da arte no Brasil, principais concepções e tendências formativas: do século XIX à contemporaneidade, além de contextos de formação e profissionalização da área de conhecimento.
O presente curso aborda o tema Arte e Educação e possui o objetivo de apresentar uma análise da produção artística gráfica de escolares e verificar a relação professor/aluno no processo de motivação no ensino da Arte em escolares do Ensino Fundamental.
O curso trata de uma proposta de interpretação e não uma conclusão sobre a instituição das práticas sociais chamadas rito e arte.procurando dar uma resposta ao que de mais importante a pré-história criou em termos de arte e chegou até nossos dias.
O curso entra na discussão de que artes tem sido uma matéria obrigatória em escolas primárias e secundárias (lº e 2º graus) no Brasil já há 17 anos. Isto não foi uma conquista de arte-educadores brasileira, mas uma criação ideológica de educadores norte-americanos que, sob um acordo oficial (Acordo MEC-USAID), reformulou a Educação Brasileira, estabelecendo em 1971 os objetivos e o currículo configurado na Lei Federal nº 5692 denominada "Diretrizes e Bases da Educação".
Este curso trata sobre a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência. Fundamentado em observação de atividades que despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu.
Este curso aborda formas diversas de expressão das artes do e no urbano, entre as fronteiras do legal e do ilegal, entre os ambientes presencial e “virtual”.O eixo central de reflexão deste artigo apoia-se na tensão entre as usuais classificações do que é considerado arte e vandalismo na esfera das galerias, museus e escolas, assim como nos fluxos das artes de rua.
O curso apresenta uma análise sobre a arte na educação. Curso totalmente on-line. Aproveite.
É hoje praticamente consensual a idéia de que é a prática de tombamento e preservação de bens culturais o que permite a construção da identidade nacional. Assim sendo, o presente texto busca investigar formas plásticas - particularmente a chamada arte do barroco mineiro, as pinturas históricas do século XIX e o modernismo – que, preservados em museus, tombados em seus locais de origem ou reproduzidos em livros e/ou obras didáticas, contribuíram para plasmar imagens de uma memória nacional e para a consolidação da ideia de nação no Brasil.
1. A LINGUAGEM DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2. PERSPECTIVA HISTÓRICA
3. PERSPECTIVA HISTÓRICA II
4. OS MODELOS DE CONCEPÇÕES DE ARTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
5. OS MODELOS DE CONCEPÇÕES DE ARTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II
6. PORQUE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
7. PORQUE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL II
8. PORQUE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL III
9. A CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS: IDEIAS E PRÁTICAS
10. A CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS: IDEIAS E PRÁTICAS II
11. A CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS: OBJETIVOS
12. A CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS: CONTEÚDOS
13. A CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS: CONTEÚDOS II
14. METODOLOGIA
15. ORGANIZANDO O ESPAÇO E O TEMPO
16. AVALIAÇÃO
17. O ENSINO DA ARTE E OS PCNs
18. A ARTE DE ENSINAR ARTE VISUAL
19. A ARTE DE ENSINAR ARTE VISUAL II
20. A ARTE DE ENSINAR ARTE VISUAL III
A borracha EVA é hoje um dos materiais mais usados em artesanato em virtude de sua versatilidade, praticidade e baixo custo, propiciando um trabalho bem acabado, de grande efeito plástico, e, principalmente, que oferece bom retorno financeiro para o artesão. O curso "Artesanato em EVA" oferecer aos participantes conhecimentos e técnicas sobre como utilizar o Etil Vinil Acetato no artesanato para enfeites e decorações, possibilitando obter uma renda extra por meio de confecções decorativas.
1. DEFININDO
2. FINALIDADE
3. FEUD EXPLICA
4. AMPLIAR O AUTOCONHECIMENTO
5. AS LINGUAGENS
6. ARTETERAPIA - UM CATALISADOR
7. ARTETERAPIA - UM CATALISADOR II
8. ARTETERAPIA - UM CATALISADOR III
9. UMA ATIVIDADE CATÁRTICA
10. BENEFÍCIOS
11. INSTRUMENTOS
12. APLICAÇÃO
13. O QUE TRATA A ARTETERAPIA
14. MULTIDISCIPLINAR
15. HARMONIA ENTRE REALIDADE E FANTASIA
16. OS CONTEXTOS
17. ARTE NA HISTÓRIA DA VIDA HUMANA
18. ARTE NA HISTÓRIA DA VIDA HUMANA II
19. ESTILO E ARTE
20. ESTILO, ARTE E MÍDIA
Introdução à Arteterapia
Postura terapêutica
Fundamentos psicológicos relevantes ao trabalho arteterapêutico
Arte - terapia Gestáltica
Arte e Psicologia: relação entre processos criativos e processos terapêutico
Ciclos de vida: criança, adolescente, adulto e terceira idade
Arteterapia em situações com maior comprometimento
Ateliê: trabalho plástico e corporal e outras linguagens expressiva
Estágios supervisionados
Orientação de trabalho de conclusão de curso e workshop.
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