O objetivo deste material é formar professores que poderão promover o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação das escolas públicas de educação básica e disseminando conhecimentos sobre o tema nos sistemas educacionais, comunidades escolares e famílias nos Estados e no Distrito Federal.
O curso inicia a discussão sobre a necessidade da precisão dos termos utilizados na constituição dos saberes para a melhor avaliação da aprendizagem, focalizando, em especial, as noções de construção do conhecimento, e de conhecimento.
1. INTRODUÇÃO
2. UMA BREVE HISTÓRIA
3. UMA BREVE HISTÓRIA II
4. UMA BREVE HISTÓRIA III
5. UMA BREVE HISTÓRIA IV
6. UMA BREVE HISTÓRIA V
7. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
8. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL II
9. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL III
10. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL IV
11. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL V
12. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - ALGUMAS QUESTÕES
13. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE
14. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
15. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II
16. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III
17. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV
18. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS V
19. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VI
20. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - O PAPEL DO EDUCADOR
Este curso tem por objetivo apresentar aspectos práticos e teóricos das atividades desempenhadas pelos psicólogos que integram equipes multidisciplinares e atuam na prevenção de acidentes aeronáuticos. Resultante de uma parceria do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a atuação de psicólogos de aviação fundamenta-se na abordagem ergonômica do desempenho humano no ambiente do trabalho e objetiva contribuir para a melhoria dos níveis de segurança da atividade aeronáutica.
A sociedade do trabalho é aquela em que as pessoas são definidas e descritas na sua cidadania pelo trabalho assalariado que possuem. Neste curso são apresentados temas como sociedade do trabalho, a mulher no mundo do trabalho, as reconfigurações dos mundo do trabalho e seus impactos.
A crise de 1929 tem elementos e significações políticas, sociais, psicológicas e culturais, este curso possui o intuito de demonstrar que o abalo foi não só material, mas também social, interpretando as causas e consequências da Grande Depressão.
O curso pretende refletir sobre as alterações de paradigmas provocadas pela globalização econômica, responsável pela crise do Estado contemporâneo, e que guardam relação com o processo de criação do Estado moderno ocidental.
Diate da crise financeira que assolou os mercados nos últimos anos, o curso visa fornecer análises e críticas sobre as implicações desse episódio no mundo e particularmente no Brasil.
Este curso valoriza e privilegia a tentativa de se compreender o cotidiano de uma instituição específica, numa perspectiva sócio-histórica, articulado com a história da disciplina escolar Didática Geral, numa instituição pública de formação de professores do Rio de Janeiro, nos anos de 1980 e 1990.
Grande tem sido o interesse despertado pelo estudo dos produtos naturais, em particular das plantas medicinais. O presente curso guarda importância fundamental ao tentar reunir os diversos aspectos que envolvem o conhecimento das plantas como fonte de cura.
Tendo em vista a necessidade de ampliação do conhecimento para a prática docente e das possibilidades que a Educação Física Escolar dispõe para os conteúdos referentes à dança, este curso tem possui o objetivo de apresentar a dança como conteúdo das aulas de Educação Física nas escolas.
O curso possui o objetivo de refletir, a partir da construção social das disposições artísticas, as razões do ingresso na escola de dança, bem como os valores e os sentidos que permeiam esse processo.
A dança contemporânea tem significativa referência na Europa, EUA e Ásia.
Para avançar na compreensão do perfil da dança contemporânea carioca, consideramos relevante o entendimento de sua estruturação e
conformação a partir de tais influências. No curso, iniciaremos com a dança pós-moderna americana, seguiremos com a dança expressionista alemã e, por último, a nova dança francesa, buscando situar historicamente tais movimentos e suas possíveis características estéticas.
A Educação Física Escolar permite abordar didaticamente, além dos esportes e dos jogos, a dança. A criança possui múltiplas habilidades físicas, e o movimento corporal rítmico está relacionado diretamente ao seu crescimento como forma de exteriorizar seus sentimentos. Este curso aborda a dança nos diferentes níveis escolares através de uma metodologia sugerida e dentro de um contexto interdisciplinar.
O objetivo deste curso consiste em averiguar a influência de uma unidade didática de dança, nas aulas curriculares da educação física do 3° ciclo do ensino básico, ao nível da concretização dos objetivos da educação para a saúde na escola, na sua vertente de educação sexual
Iremos propor neste curso, orientações curriculares assentes no modelo anglo-saxónico a partir da obra de Rudolf Laban sobre Dança Educacional. Nesta perspectiva, a especificidade da matéria da Dança consiste no estudo do movimento transportado para a dimensão artística que deverá ser vivenciado pelo aluno de forma forte e profunda.
O presente trabalho tem por escopo evidenciar a acuidade da função desempenhada pelo Ministério Público na atualidade e tecnicamente sua posição como instituição determinante para garantia da Constituição, mas sob novo ponto de vista, empregando os mesmos argumentos usados a priori para alçar cada um dos três Poderes ao mesmo plano, como defensores da Constituição.
O curso visa iniciar uma reflexão que sirva de instrumentos para a mobilização nacional e suas diretrizes certamente se transformarão em ações concretas e articuladas de responsabilidade do Estado e dos diversos atores sociais, que assumem de forma renovada o compromisso pela promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
© Portal Formação 2025 - Todos os direitos reservados