Buscar novos caminhos e novas posturas de trabalho para a alfabetização tem sido uma das metas essenciais do educador alfabetizador. Este curso possui o objetivo de apresentar reflexões que possam proporcionar aos educandos a construção de leitura e escrita através de atividades agradáveis, prazerosas e, ao mesmo tempo, desafiadoras.
1. HISTÓRIA E ESCRITA
2. ALFABETIZAÇÃO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
3. ALFABETIZAÇÃO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS II
4. ALFABETIZAÇÃO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS - CAMPANHAS DE EDUCAÇÃO
5. ALFABETIZAÇÃO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
6. ALFABETIZAÇÃO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS - PRIMEIRO GUIA DE LEITURA
7. ALFABETIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇAO
8. PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
9. A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
10. A ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTIZADORA
11. O MÉTODO PAULO FREIRE
12. O MÉTODO PAULO FREIRE II
13. O MOBRAL E A EDUCAÇÃO POPULAR
14. O MOBRAL E A EDUCAÇÃO POPULAR II
15. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRADA
16. EXTINÇÃO DO MOBRAL
17. EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS: CONSOLIDANDO PRÁTICAS
18. EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS: CONSOLIDANDO PRÁTICAS II
19. EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS: CONSOLIDANDO PRÁTICAS III
20. EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS: CONSOLIDANDO PRÁTICAS - FINAL
1. LETRAMENTO: O DESCONHECIMENTO
2. LETRAMENTO: INSERIR NA CULTURA LETRADA
3. INSERIR NA CULTURA LETRADA ATRAVÉS DA ESCOLA
4. A ESCOLA E O LETRAMENTO
5. O PENSAMENTO DE VYGOTSKY
6. LETRAMENTO E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
7. LETRAMENTO x ALFABETIZAÇÃO
8. LETRAMENTO x ALFABETIZAÇÃO II
9. O SIGNIFICADO DO APRENDER A LER E A ESCREVER
10. POR QUE TANTOS DEIXAM DE LER E ESCREVER?
11. POR QUE TANTOS DEIXAM DE LER E ESCREVER? II
12. POR QUE TANTOS DEIXAM DE LER E ESCREVER? III
13. RESISTÊNCIA AO LETRAMENTO: UM EXEMPLO
14. ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
15. LETRAR: UMA TAREFA MULTIDISCIPLINAR
16. O EDUCADOR NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS ALFABETIZADOS E LETRADOS.
17. O EDUCADOR NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS ALFABETIZADOS E LETRADOS. II
18. O EDUCADOR NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS ALFABETIZADOS E LETRADOS. III
19. UM EXERCÍCIO DE COMO ALFABETIZAR LETRANDO
20. O PROFESSOR E O LETRAMENTO
O objetivo deste curso é proporcionar técnicas para a construção de leitura e escrita através de atividades agradáveis, prazerosas e, ao mesmo tempo,
desafiadoras.
Este curso trata da alfabetização, que é um processo que não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica (alfabetização) e outra que diz respeito ao uso social (letramento).
O curso possui o objetivo de articular e sistematizar a discussão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, buscando estabelecer sua relação com o processo de escolarização.
Alfabetização no Brasil
Indivíduo plenamente alfabetizado
A luta pelos seus direitos
Como exercer deveres e participar efetivamente da sociedade
Um projeto em que não há idade para aprender a ler os livros e o mundo
Um papo sobre literatura, modernismo, tropicalismo e arte concreta no Brasil
A mistura matemática com história em quadrinhos
No curso você encontrará informações sobre esse grupo de seres vivos, e aprenderá muitos aspectos interessantes de sua biologia.
O curso objetiva explicar a você a Álgebra booleana, que é o ramo da álgebra em que os valores das variáveis são os valores verdadeiros true e false, geralmente denotados 1 e 0, respectivamente, realizando isto através de um formalismo para descrever operações lógicas da mesma maneira que a álgebra elementar descreve operações numéricas.
O Curso é baseado no estudo da obra:
Álgebra Linear.
De:
David Poole, David Poole Martha Salerno, Martha Salerno ;
trad. técnica Monteiro - 2004.
A obra aborda temas como Vetores, Matrizes,
Autovalores e Autovetores, Ortogonalidade, Espaços Vetoriais,
e Distância e Aproximação.
O Curso é baseado no estudo da obra:
Algebra Linear com Aplicacoes.
De:
Howard Anton, Chris Rorres - 2001.
Este texto aborda a álgebra linear e suas aplicações, apresentando seus fundamentos.
O Curso é baseado no estudo da obra:
Algebra Linear Contemporânea .
De:
HOWARD A. ANTON, Robert C. Busby.
Howard Anton, autor de 'Cálculo - um novo horizonte' e 'Álgebra linear com aplicações', e Robert Busby abordam a álgebra sob o ponto de vista geométrico, menos abstrato, o que facilita o entendimento do conteúdo.
Este curso apresenta como conceitos básicos de Álgebra Linear são úteis para tratar, eficiente e elegantemente, problemas de Geometria Analítica. Os sistemas lineares são mostrados como um exemplo de conexão da Álgebra com a Geometria, motivando a consideração de matrizes e da dependência linear entre suas linhas e colunas.
O Curso é baseado no estudo da obra:
Álgebra linear: teoria, exercícios resolvidos e exercícios
propostos com soluções.
De:
Isabel Cabral, Cecília Perdigão, Carlos Saiago.
Escolar Editora - 438 páginas.
Este livro é ilustrado por mais de 150 exemplos/exercícios resolvidos,
estrategicamente intercalados ao longo do texto, e por mais
de 1000 exercícios propostos com as respectivas soluções.
O Curso é baseado no estudo da obra:
Álgebra, uma Introdução.
De:
NILTON F. R. HACK.
Este livro destaca alguns exercícios mais elaborados e oferece, em alguns casos, através de exemplos, um caminho para a solução dos mesmos.
O objetivo desse curso é a Lógica de Programação dando uma base teórica e prática, suficientemente boa, para que, o aluno domine os algoritmos e esteja habilitado a aprender uma linguagem de programação. Será mostrado também um grupo de algoritmos clássicos para tarefas cotidianas, tais como : ordenação e pesquisa.
Neste curso estudaremos Lógica de Programação e, para isto, é importante ter uma visão geral do processo de desenvolvimento de programas (softwares), visto que o objetivo final é ter um bom embasamento para a prática da programação de computadores.
Neste curso estudaremos Algoritmos e Programação e, para isto, é importante ter uma visão geral do processo de desenvolvimento de programas e equipamentos.
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados