Introdução
Marco conceitual
Diagnóstico
Estratégias
Diretrizes e ações visando a sustentabilidade
Referências Bibliográficas
O objetivo do curso é apresentar as características da rede em escala municipal. Na componente curricular de Geodésia já vimos a Rede Geodésica Brasileira em nível nacional. No entanto o foco deste conteúdo é aprofundar os conhecimentos para o estabelecimento de referências em campo para subsidiar o levantamento para fins de
agrimensura e cadastro territorial. Aproveite!
1. INTRODUÇÃO
2. TECNOLOGIAS CONVENCIONAIS
3. CRISE ECOLÓGICA
4. CONCEITO “OFICIAL” DE SUSTENTABILIDADE
5. AGRICULTURA
6. CONCEPÇÃO AGROECOLÓGICA
7. TERMO DESENVOLVIMENTO RURAL
8. POTENCIAL ENDÓGENO
9. CONCEPÇÃO DE VERDADE CIENTÍFICA UNIVERSAL
10. PENSAMENTO AGROECOLÓGICO
11. ECOLOGIZAÇÃO
12. AGROECOLOGIA COMO CIÊNCIA
13. TERMINOLOGIA DA AGROECOLOGIA
14. APLICAÇÃO DE PRÁTICAS, TÉCNICAS E/OU PROCEDIMENTOS
15. AGRICULTURA ECOLÓGICA E AGRICULTURA ORGÂNICA
16. SUBSTITUIÇÃO DE AGROQUÍMICOS POR ADUBOS ORGÂNICOS
17. PRÁTICA DA AGRICULTURA
18. AGROECOLOGIA
19. CONCEITO DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA
20. PROCESSO DE TRANSIÇÃO AGROECOLOGICA
O curso aborda o aprimoramento da agriculta de maneira a ser favorável ao meio ambiente. Promove ações que levem em consideração a preservação e recuperação do ecossistema através de práticas sustentáveis na agricultura.
Este curso aborda a Agroecologia como uma ciência que pretende contribuir para o manejo e desenho de agroecossistemas sustentáveis, em perspectiva de análise multidimensional (econômica, social, ambiental, cultural, política e ética).
O objetivo principal deste curso é analisar o nível de desenvolvimento do agronegócio ou complexo agroindustrial nas regiões Norte e Nordeste do Brasil nos anos de 1985, 1990 e 1995, utilizando matrizes de insumoproduto interregionais.
O objetivo deste curso é explicar os princípios básicos e fundamentais para o entendimento da agronomia (do grego agronomos)que é um estudo científico dos problemas físicos, químicos e biológicos colocados pela prática da agricultura.
O curso aborda a atividade da agropecuária que pertence ao setor primário da economia. Apesar de não ser mais a atividade de maior importância na economia brasileira continua se destacando pela significativa participação em nosso comércio exterior, pelo emprego de aproximadamente 1/5 da PEA, pela produção de alimentos para uma população numerosa e pela produção de matérias-primas para vários setores industriais e energéticos.
A atividade da agropecuária pertence ao setor primário da economia. Apesar de não ser mais a atividade de maior importância na economia brasileira continua se destacando pela significativa participação em nosso comércio exterior, pelo emprego de aproximadamente 1/5 da PEA, pela produção de alimentos para uma população numerosa.
A composição química dos seres vivos é feita por compostos inorgânicos (água e sais minerais) e orgânicos (glicídios, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos). A relativa quantidade desses compostos pode variar de um organismo para outro. O objetivo deste curso é apresentar as funções da agua e dos sais minerais nos seres vivos.
A finalidade deste curso é apresentar as diversas formas de agua existentes no mundo as águas subterrâneas representam, para muitos países, uma origem extremamente importante pela contribuição que tem para os diferentes usos. o peso relativo que têm depende fundamentalmente das características hidrogeológicas e do clima das diferentes regiões.
O enfoque de estudo deste curso são as aguas subterráneas, posto que na maioria das veses só se realize um estudo das aguas superficiais, contudo ambas as frações se intercomunicam, fazendo parte, em conjunto com a porção atmosférica, do ciclo hidrológico.
Este curso pretende apresentar um estudo consistente sobre os dados que são gerados diariamente, com finalidade de pesquisar ou captar água subterrânea, e que poderiam conter informações técnicas preciosas e reais, tanto sobre os aspectos geológicos das camadas de rochas existentes, como das características físico-químicas das águas, mas estão pulverizados e de certa forma indisponibilizados nas diversas empresas privadas e órgãos de governo.
O objetivo deste curso é analisar a questão da água doce na sua principal forma de uso: o consumo. A água doce superficial e subterrânea é compartilhada entre países vizinhos e circunvizinhos, o que impõe a necessária cooperação na gestão dos recursos hídricos interdependentes.
1. TEORIAS DA APRENDIZAGEM
2. TEORIAS DA APRENDIZAGEM II
3. TEORIAS DA APRENDIZAGEM III
4. A TEORIA DE SKINNER
5. O PROFESSOR E O PENSAMENTO DE SKINNER
6. ALGUNS ENFOQUES SOBRE APRENDIZAGEM
7. POR QUE ESTUDAR ?
8. A IMPORTÃNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
9. A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM II
10. A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM III
11. A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM IV
12. PRINCÍPIOS PARA ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
13. PRINCÍPIOS PARA ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM II
14. PRINCÍPIOS PARA ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM III
15. ETAPAS NA AQUISIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
16. ETAPAS NA AQUISIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM II
17. ETAPAS NA AQUISIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM III
18. OUTRAS ESTRATÉGIAS PARA UMA BOA APRENDIZAGEM
19. OUTRAS ESTRATÉGIAS PARA UMA BOA APRENDIZAGEM II
20. OUTRAS ESTRATÉGIAS PARA UMA BOA APRENDIZAGEM III
Este curso trata do impacto do alcoolismo nas relações sociais, em especial, na família e no trabalho. No mundo existem 500 milhões de dependentes, 10 a 15% da população têm propensão à dependência. O consumo de álcool e outras drogas em ambiente de trabalho atinge 10 a 14% dos trabalhadores, eleva os atendimentos médicos e diminui a produtividade.
O curso visa esclarecer sobre as causas, sintomas e tratamentos das alergias e intolerâncias alimentares.
1. CONCEITO
2. A FISIOLOGIA DA CRIANÇA DOWN
3. O SISTEMA NERVOSO DA CRIANÇA DOWN
4. O SISTEMA NERVOSO DA CRIANÇA DOWN II
5. O SISTEMA NERVOSO DA CRIANÇA DOWN II
6. DEFICIÊNCIA MENTAL E SÍNDROME DE DOWN
7. DEFICIÊNCIA MENTAL E SÍNDROME DE DOWN II
8. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN
9. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN II
10. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN III
11. A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
12. A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN II
13. A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DOWN
14. ENFOQUES DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO À CRIANÇA DOWN
15. ENFOQUES DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO À CRIANÇA DOWN II
16. ENFOQUES DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO À CRIANÇA DOWN II
17. A ATIVIDADE FÍSICA PARA A CRIANÇA DOWN
18. A ATIVIDADE FÍSICA PARA A CRIANÇA DOWN II
19. AS SALAS DE RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DOWN
20. AS SALAS DE RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DOWN II
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados