1. INTRODUÇÃO
2. OBJETOS DE ESTUDO
3. PSICOLOGIA
4. PSICANÁLISE
5. PSICOLOGIA CRIMINAL
6. CRIMINOLOGIA
7. LOMBROSO
8. PRINCIPAIS FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA
9. OBJETO DA CRIMINOLOGIA
10. INTERDISCIPLINARIDADE
11. NORMA JURÍDICA
12. CUMPRIMENTO DA NORMA JURÍDICA
13. APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA ESFERA JURÍDICA
14. TEORIAS
15. SIGNIFICAÇÃO JURÍDICA
16. A NORMA
17. CONDUTA DEVIDA
18. “DEVER - SER”
19. NORMAS E COSTUMES
20. NORMA POSITIVA
Ao falar de comunicação e Psicologia, um dos itens mais importantes que devem ser considerados é a questão da percepção. A maneira como percebemos o outro, a maneira como ele se comunica e a forma como nos envia a mensagem irá influenciar muito no processo comunicacional.
A Teoria da Gestalt também é conhecida, no Brasil, como Teoria da Forma. Como o nome indica, a sua preocupação consiste em estudar os comportamentos como totalidades, como configurações, como formas com significado. Há um grande esforço para estudar os fenômenos psíquicos como totalidades organizadas.
1. INTRODUÇÃO
2. A ESTRUTURAÇÃO DE UM NOVO CAMPO DE SABER
3. CONSTITUIÇÃO DA PSICOLOGIA DA SAÚDE
4. EMBASAMENTO PARA A PSICOLOGIA DA SAÚDE
5. ATUAÇÃO DO PSICOLOGO
6. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PSICOLOGO DA SAÚDE
7. COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL-PACIENTE E INTERDISCIPLINAR
8. PROBLEMÁTICAS ENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO DA SAÚDE
9. PSICOLOGIA DA SAÚDE: UMA ÁREA EMERGENTE NOS DIAS ATUAIS
10. PSICÓLOGOS CLÍNICOS, PSIQUIATRAS E PSICANALISTAS
11. ESPECIALIDADE
12. DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA
13. PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
14. PSICOLOGIA NA ATUALIDADE
15. ÁREAS DA PSICOLOGIA
16. PSICOLOGIA HOSPITALAR E PSICOLOGIA DA SAÚDE
17. PSICOLOGIA HOSPITALAR
18. FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
19. FORMAÇÃO PROFISSIONAL
20. PSICÓLOGO HOSPITALAR
1. INTRODUÇÃO
2. DESCRIÇÃO DA PERSONALIDADE
3. DESCRIÇÃO TIPOLÓGICA DA PERSONALIDADE
4. A PERSONALIDADE
5. ASPIRAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA AUTOREALIZAÇÃO
6. CONFLITOS NEUROLÓGICOS
7. PERSONALIDADE SAUDÁVEL
8. DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA
9. PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
10. PSICOLOGIA NA ATUALIDADE
11. ÁREAS DA PSICOLOGIA
12. IMPOSSIBILIDADE DA NÃO COMUNICAÇÃO
13. PRIMEIRA IMAGEM DE SOCIEDADE
14. ABORDAGEM SOBRE O TEMPERAMENTO E TRAÇOS DE PERSONALIDADE
15. TEMPERAMENTO
16. BASES BIOLÓGICAS
17. PROBLEMAS ÉTICOS NA PESQUISA DA PERSONALIDADE
18. A PESQUISA CORRELATIVA E EXPERIMENTAL
19. ESTUDO DE CASO
20. DEFINIÇÃO DE PERSONALIDADE
O curso trata da psicologia do desenvolvimento como sendo um estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. De modo que se cria um acompanhamento dentro deste material sobre a relação mãe e criança, partindo de análises desta etapa e relação.
Este curso visa discutir a delimitação conceitual do campo de estudo do desenvolvimento humano levando em consideração perspectivas e tendências atuais nesta área. Na medida em que psicólogos do desenvolvimento enfrentam novos desafios e este campo de conhecimento evolui novos paradigmas surgem, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para prática profissional de psicólogos e profissionais de áreas afins.
Esta unidade objetiva apresentar uma visão geral sobre a Psicologia, se constituindo como alicerce para o posterior estudo de temas diretamente relacionados à Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento. o caso da docência, esta importância é amplificada uma vez que o professor acaba por ter influência significativa na formação da personalidade do aluno.
1. INTRODUÇÃO
2. PSICOLOGIA DO ESPORTE
3. FRONTEIRA DO DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL
4. OS DIVERSOS PAPÉIS DO PSICOLOGO DO ESPORTE
5. TEORIAS
6. PSICOLOGIA
7. RELAÇÃO MENTE-CORPO
8. INTROSPECÇÃO
9. HISTÓRIAS E SISTEMAS DA PSICOLOGIA
10. ESTRUTURALISMO
11. FUNCIONALISMO
12. APLICAÇÃO PRÁTICA DA PSICOLOGIA
13. GESTALT
14. PSICANÁLISE
15. SEXUALIDADE
16. TIPOS DE PSICANÁLISE
17. GESTALT AGREGADA AO HUMANISMO
18. PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
19. PSICOLOGIA COGNITIVA
20. O PSICOLOGO EM SUA GRADUAÇÃO
Este curso buscou compreender como a Psicologia do Trabalho, aliada à psicanálise, estruturou-se no decorrer da história, as repercussões do sofrimento para a vida do trabalhador (dotado de subjetividade e Desejo) e como a organização do trabalho interfere na saúde física e, principalmente, mental. Optou-se então por um estudo teórico embasado na Psicodinâmica do Trabalho, a qual propõe uma análise dinâmica dos processos intersubjetivos e interativos que se desenvolvem no ambiente de trabalho, do sofrimento criativo e patogênico que podem acometer o indivíduo, das estratégias de defesas indivi
O intuito deste curso é discorrer sobre a Psicologia, sua formação histórica, seus objetos de estudo e sobre as teorias psicológicas que servem de base para a compreensão do processo de desenvolvimento/aprendizagem.
O curso toma como definição a psicologia educacional ou psicologia da educação como aquele ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes, os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos, a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais e demais fragmentos deste âmbito. Neste material se entra em pauta as questões de mídia e tecnologias escolares; conversando assim desse modo com as convergências, as perspectivas e os desafios que possam surgir.
O curso expõe um apreendido ao lado do leito, e por essa razão traz uma carga de experiências quais fazem sobreposição à teoria. Desse modo se consegue então revelar o fazer do psicólogo escolar tomando sua linha zero como a prática, seu inicio partindo daquilo; e como procedimento de pesquisa o uso da fenomenologia.
O curso apresenta e discute a perícia psicológica forense como uma atividade em expansão. Apesar da crescente demanda, há pouca literatura a este respeito em nosso país; para atuar como perito, o psicólogo necessita revisar seus conhecimentos adquiridos na área clínica e adaptá-los ao sistema jurídico em que vai operar.
Neste curso o objetivo foi o de analisar aspectos éticos, utilizando-se de conceitos da bioética, e legais no decorrer do processo de avaliação psicológica forense, refletindo sobre cada etapa processual. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, além dos conceitos propostos pela bioética, bem como foi procedida consulta de códigos deontológicos e de outros dispositivos legais. Por fim, considera-se de essencial importância a observação dos princípios éticos e legais para a realização de uma perícia psicológica. Assim, o profissional poderá exercer sua atividade de forma idônea, re
O curso apresenta como o psicólogo trabalha para ajudar o paciente a passar pela experiência de adoecimento, que costuma ser angustiante e dolorosa. Neste sentido, não se limita apenas aos sintomas emocionais, mas engloba qualquer tipo de manifestação da doença, ou seja, causas psicológicas, físicas e psicossomáticas.
A intenção do profissional é restabelecer o equilíbrio que foi privado a uma pessoa e seus familiares pelo quadro de doença.
O curso deverá proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências para o desempenho de atividades profissionais, ao nível do acompanhamento de crianças deverá ainda desenvolver conhecimentos e competências que possibilitem o prosseguimento de estudos.
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETO DE ESTUDO
3. INTROSPECÇÃO
4. HISTÓRIAS E SISTEMAS DA PSICOLOGIA
5. ESTRUTURALISMO
6. O PSICÓLOGO EM SUA GRADUAÇÃO
7. INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
8. INFÂNCIA
9. AMAMENTAÇÃO
10. MATURAÇÃO INFANTIL
11. IDENTIFICAÇÃO
12. DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
13. RACIONALIZAÇÃO
14. CRESCIMENTO DA CRIANÇA
15. PUBERDADE
16. MATURAÇÃO DOS ÓRGÃOS GENITAIS
17. SOCIALIZAÇÃO INFANTIL
18. NECESSIDADE FÍSICA E PSICOLÓGICA
19. DESENVOLVIMENTO DE VACINAS
20. MANIFESTAÇÃO DE NECESSIDADE OU MAL-ESTAR
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