Este curso foi construído a partir de normativas existentes no serviço e como instrumento dinâmico que é, está sendo apresentado para conhecimento dos profissionais, porém não se encerra em si e possibilita transformações a partir das práticas diárias do serviço.
Os profissionais de Odontologia, Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares de Consultório Odontológico, Higienistas, Técnico de Higiene Dental e Técnico de Laboratório de Prótese estão sob risco constante de adquirir doenças no exercício de suas funções. Neste sentido o curso apresenta os protocolos de biossegurança em odontologia.
O curso trata das atuações do Psicólogo no brasil, este que dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
Estabelecer diretrizes que permitam aos colaboradores e clientes do Senac São Paulo seguirem padrões de comportamento relacionados à segurança da informação adequados às necessidades de negócio e de proteção legal da empresa e do indivíduo. Nortear a definição de normas e procedimentos específicos de segurança da informação, bem como a implementação de controles e processos para seu atendimento.
Com o objetivo de tornar a psicanálise mais clara o curso vai abordar as diversas vertentes desta área qual é vista como um método terapêutico criado por S. Freud. Esta linha da psicologia se emprega em casos de neurose e psicose consistindo fundamentalmente na interpretação de um psicanalista, partindo de sinais do inconsciente.
O curso visa esclarecer a psicodermatologia como uma área qual entrelaça o trabalho de médicos, psicólogos e demais pesquisadores sobre uma melhor compreensão das doenças de pele. Deixa-se claro que é a pele o primeiro contato com o mundo externo, de modo que se torna natural que a mesma seja um importante meio do manifesto de conflitos e emoções gerando uma nova configuração nos estudos que dizem respeito à dermatologia e a psicologia.
O curso aplicado tem como foco facilitar a compreensão sobre o método de diagnóstico. Este segmento da psicologia consiste em fazer suas analises através da aplicação de testes psicológicos e da interpretação de sinais do comportamento, fisiognomonia e outros sinais anatômicos como indicadores da personalidade e do caráter do ser.
O curso apresenta a teoria da psicodinâmica. O comportamento humano não acontece por acaso. Ele tem uma base cognitiva, surgem dos processos cognitivos. Às vezes as pessoas agem sem terem o conhecimento dos processos cognitivos que ocorreram e que as levaram a ter um determinado comportamento em detrimento de outro.
Neste artigo busco a apropriação de conceitos que demarquem com maior nitidez os limites éticos, filosóficos e terapêuticos, capazes de nortear a ação psicodramática em eventos públicos. O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam.
O advento de medicamentos antidepressivos tornou a depressão um problema médico, passível de tratamento. Nas últimas cinco décadas, a psicofarmacologia da depressão evoluiu muito e rapidamente. Os primeiros antidepressivos – os antidepressivos tricíclicos (ADTs) e os inibidores da monaminooxidase (IMAOs) – foram descobertos através da observação clínica.
No intuito de esclarecer os mecanismos de ação da psicofarmacologia, o curso busca deixar claro que é neste contexto qual é feita a abordagem da ação de drogas sobre o comportamento de indivíduos normais e psicopatas. Partindo deste principio o conhecimento sucinto das particularidades do cérebro se faz essencial.
O curso de modo claro cria um debate partindo do uso de psicofármacos no tratamento de transtornos mentais. Com a atual perspectiva prevalecente no campo da psiquiatria se deu a necessidade de conhecer os medicamentos existentes, assim como os fatos quais embasam seu uso, que auxiliam no o que se refere as doenças psicossomáticas; parte assim do quadro clinico do paciente a decisão de usar ou não um psicofármaco, esse qual vai compreender qual auxilio recorrer e se realmente tal auxilio se faz necessário.
Nosso nosso objetiva investigar, sob a perspectiva de professores alfabetizadores da EJA, as contribuições do Paradigma Psicogenético construído por Emilia Ferreiro e colaboradores, no trabalho específico de alfabetizar pessoas jovens e adultas.
O curso propõe uma discussão a natureza da Psicogênese da língua escrita, partindo da adoção de conceitos universais lingüísticos. Cria-se então a necessidade de debater a definição da natureza do objeto em uma teoria defendida por Chomsky e uma investigação da possível improcedência da aplicação dos universais lingüísticos quanto a alfabetização neoconstrutiva.
A psicologia do comportamento e as funções fundamentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.
1. INTRODUÇÃO
2. CARACTERÍSTICAS GERAIS, ASPECTOS METODOLÓGICOS E CAMPO DE ATUAÇÃO
3. ENTENDENDO AS RELAÇÕES DO HOMEM COM SEU AMBIENTE
4. RELAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE
5. ALGUMAS ESPECIFICIDADES DA ÁREA
6. AMBIENTE SOCIOFÍSICO E CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS
7. O ÂMBITO DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
8. PROCESSOS SOCIAIS
9. PERSPECTIVA EM ÉTICA AMBIENTAL
10. CONCEITOS-CHAVE EM PSICOLOGIA AMBIENTAL
11. SIMBOLISMO DE ESPAÇO E IDENTIDADE DE LUGAR
12. ALTERIDADE E PSICOLOGIA AMBIENTAL
13. APROPRIAÇÃO DO AMBIENTE
14. INTERIORIDADE DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
15. EDUCAÇÃO AMBIENTAL
16. PERCEPÇÃO AMBIENTAL
17. PSICOLOGIA AMBIENTAL: CONDICIONANTES HISTÓRICOS
18. LIGAÇÃO AMBIENTAL-CIÊNCIAS BIO/ECOLÓGICAS
19. A RETOMADA DOS PROBLEMAS HUMANO-AMBIENTAIS
20. AMBIENTE NATURAL FRUTO DE AMBIÇÕES HUMANAS
Este curso apresenta os métodos da psicologia arquetípica para o tratamento de dependentes químicos entendendo que a Recuperação da dependência de álcool e outras drogas requerem um novo estilo de vida, uma nova perspectiva.
1. INTRODUÇÃO
2. CRIMINOLOGIA
3. LOMBROSO
4. PRINCIPAIS FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA
5. OBJETO DA CRIMINOLOGIA
6. INTERDISCIPLINARIDADE
7. CONCEITOS
8. VIOLÊNCIA
9. VIOLÊNCIA EXPLÍCITA
10. ACESSO A ARMAS DE FOGO
11. PSICOPATAS
12. ARMADILHA HOBESIANA
13. VIOLÊNCIA FÍSICA
14. SITUAÇÕES DE CONSTRANGIMENTO
15. VIOLÊNCIA POLÍTICA
16. VIOLÊNCIA REVOLUCIONÁRIA
17. VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E CRIANÇAS
18. PEDOFILIA
19. VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL E VIOLÊNCIA ESPONTÂNEA
20. DEMOCRACIA
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