O propósito deste curso é apresentar a Política de Segurança da Informação e Comunicação do IF Baiano que objetiva estabelecer diretrizes, normas, procedimentos, e responsabilidades adequadas para o manuseio, tratamento, controle e proteção das informações pertinentes ao IF Baiano.
Neste curso, pretendemos enfocar algumas questões que estão intrinsecamente associadas ao campo de estudo definido pelo rótulo de teoria política contemporânea — TPC. Delimitaremos com clareza o período coberto pela TPC, assim como apresentaremos, sucintamente, as principais divergências que envolvem suas três correntes fundamentais: o elitismo, o marxismo e o pluralismo
1. INTRODUÇÃO
2. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO AMBIENTAL
3. AS PRÁTICAS DE CONTROLE AMBIENTAL
4. POLÍTICAS AMBIENTAIS E AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS
5. COMPROMETIMENTO E POLÍTICA AMBIENTAL
6. DESVELANDO O DESENVOLVIMENTO
7. COMPLEXIDADE E SUSTENTABILIDADE
8. ENTENDENDO AS RELAÇÕES DO HOMEM COM SEU AMBIENTE
9. ALGUMAS ESPECIFIDADES DA ÁREA
10. PROCESSOS SOCIAIS
11. DEPENDÊNCIA E DISSOCIAÇÃO
12. MODERNIZAÇÃO
13. CIÊNCIAS AMBIENTAIS
14. TECNOCIÊNCIA
15. ECOLOGIA ENERGÉTICA
16. SUSTENTABILIDADE
17. EQUILÍBRIO GLOBAL
18. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE
19. CONTEXTO HISTÓRICO, ESPACIAL E SOCIALMENTE DETERMINADO
20. A ARMADILHA DA COMPETIÇÃO
O curso vai abordar as questões em torno da política e gestão da educação brasileira têm se constituído em temas de pesquisas e alvo de inúmeros eventos em todo o país. Além disso, em função das mudanças ocorridas na educação na última década do século passado e início desse novo século, tal temática tem sido discutida e considerada disciplina obrigatória nos cursos de graduação de formação de professores e se constituído como linha de pesquisa nos cursos de pós¬graduação em diversas instituições de ensino superior do país. Visando compreender melhor os elementos que compõem es
A intenção deste curso é elucidar você quanto as relações políticas brasileiras no Mercosul, bloco criado em 1991 a partir da assinatura do tratado de Assunção por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - é um arranjo regional que integra, por meio de uma união aduaneira (imperfeita), as economias dos quatro países que o compõem.
O objetivo deste curso é mostrar como a política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva
O curso tem a intenção de apresentar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, que atesta o compromisso do Ministério da Saúde com os males relacionados à escassez alimentar e à pobreza, sobretudo a desnutrição infantil e materna, bem assim com o complexo quadro dos excessos já configurado no Brasil pelas altas taxas de prevalência de sobrepeso e obesidade, na população adulta.
Este curso pretende ressaltar o campo da informação, monitoramento e avaliação, salientando que as novas tecnologias da informação e a ampliação das possibilidades de comunicação contemporânea têm um significado, um sentido técnico e político, podendo e devendo ser consideradas como veios estratégicos para uma melhor atuação no tocante às políticas sociais e a nova concepção do uso da informação, do monitoramento e da avaliação no campo da política de assistência social.
A finalidade do curso busca incorporar as demandas presentes na sociedade brasileira no que tange à responsabilidade política, objetivando tornar claras suas diretrizes na efetivação da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado.
A finalidade do curso é apresentar a você o plano nacional de atenção à saúde que tem por intenção promover ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independente do vínculo empregatício e tipo de inserção no mercado de trabalho e ser desenvolvida de acordo com os princípios do SUS, garantindo a equidade, integralidade, universalidade e hierarquizada em todos os serviços de saúde e responsabilidades do Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais e do Distrito Federal.
A finalidade do curso apresentar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas integra a Política Nacional de Saúde, compatibilizando as determinações das Leis Orgânicas da Saúde com as da Constituição Federal, que reconhecem aos povos indígenas suas especificidades étnicas e culturais e seus direitos territoriais.
A finalidade deste curso é fornecer a você os fundamentos acerca das políticas nacionais de atenção Básica que caracterizam-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
A finalidade deste curso é apresentar a Política Nacional de Atenção Básica que traz os Princípios, Fundamentos e áreas de atuação da Atenção Primária, bem como as Responsabilidades e Competências de cada esfera de Gestão; a Infraestrutura e as especificidades da estratégia Saúde da Família e as atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes de Saúde Bucal (ESB) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS):
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.
O objetivo deste curso é explicar o que é a PNCTIS, que tem como intenção contribuir para que o desenvolvimento nacional se faça de modo sustentável, e com apoio na produção de conhecimentos técnicos e científicos ajustados às necessidades econômicas, sociais, culturais e políticas do País. Para os objetivos deste documento, a orientação adotada para delimitar o campo da Pesquisa em Saúde foi a sua finalidade, ou seja, compõem o campo da Pesquisa em Saúde os conhecimentos, tecnologias e inovações de cuja aplicação resultem melhorias na saúde da população.
A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC, instituída pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012, publicada no Diário Oficial da União nº 70, de 11 de abril de 2012, traz os princípios, os objetivos e instrumentos de como a gestão de riscos de desastres e a gestão de desastres serão implementadas no Brasil, com o propósito de assegurar condições sociais, econômicas e ambientais adequadas para garantir a dignidade da população e garantir a promoção do desenvolvimento sustentável.
O objetivo desse curso é sistematizar as diretrizes que norteiam as ações do Programa Nacional de DST/Aids no âmbito da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde. O curso contempla objetivos e diretrizes e define prioridades, tendo como marcos principais os princípios do SUS e o quadro atual da epidemia no Brasil. Apresenta também um panorama sucinto da epidemia de aids no país, situando as tendências atuais e os desafios postos, em termos de políticas públicas e mobilização social.
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
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