A questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativoprogressiva em favor da autonomia do ser dos educandos é a temática central em torno de que gira este curso. Temática a que se incorpora a análise de saberes fundamentais àquela prática e aos quais espero que o leitor crítico acrescente alguns que me tenham escapado ou cuja importância não tenha percebido.
Nesse curso você irá encontrar o conceito de diversidade e identificar os problemas que o ambiente escolar encontra para acolher as crianças com necessidades especiais educacionais. Educação para a Diversidade faz–se necessário, pois a inclusão de pessoas diferenciadas nos processos educativos se dá para além da atenção, ao atendimen-to às suas necessidades individuais, de forma que implica no desenvolvimento de linguagens, discursos, práticas e contextos relacionais que fazem parte da prática pedagógica para a diversidade educacional.
A finalidade do curso é sensibilizar para a necessidade de reduzir, recuperar e reutilizar o lixo produzido. através do conhecimento da importância dos 4rs, obtendo seu significado e seu material alvo.
Terra viva
Planetariedade
Terra à vista
Educação do Futuro
Sociedade sustentável
Educação sustentável
Consciência planetária
Cidadania planetária
Civilização planetária
Movimento pela ecopedagogia
A terra como paradigma
Carta da terra
Este curso tem por finalidade apresentar a pedagogia de projetos, local onde o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo.
Era uma vez...
Sherazade e o valor do amor
Damon e Pítias e o valor da amizade
Dom Quixote e o valor do idealismo
Davi e Golias e o valor da coragem
Vidas secas e o valor da esperança
Hércules e o valor do trabalho
Cinderela e o valor da humildade
O Rei Salomão e o valor da sabedoria
O Patinho Feio e o valor do respeito
Estrela de jóias e o valor da solidariedade
Post-scriptum : a ópera, o maestro e os músicos
O curso propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante, e sociedade. Dedicado aos que são referidos como "os oprimidos" e baseado em sua própria experiência ajudando adultos a aprender a ler e escrever, Freire inclui uma detalhada análise de classes marxista em sua exploração da relação entre os que ele chama de "colonizador" e "colonizado."
O objetivo deste curso é procurar mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas.
Pedagogia: conceitos, significados e perspectivas
O ambiente educativo e seus sujeitos
Espaços educativos em perspectivas pluralizadas
Abrindo a pedagogia a outros olhares
Algumas raízes da´pedagogia moderna
O pensar e o fazer nas interfaces em sua complexidade
Educação infantil - séries iniciais
Refletindo sobre o papel formador das séries iniciais
Ensino fundamental do terceiro milênio
Os bebês vão à escola
De infâncias a brincares
Orientação educacional e profissional
O orientador educacional
A escolha profissional
Competências esperadas dos orientadores educacionais
A supervisão escolar faz a diferença?
O ato de ensinar e o de aprender
1. PEDAGOGIA EMPRESARIAL, CASAMENTO PERFEITO
2. O PEDAGOGO E A PEDAGOGIA - Um Breve Histórico
3. FOCO DO TRABALHO DO PEDAGOGO
4. RESPONSABILIDADES DO PEDAGOGO EMPRESARIAL
5. O PEDAGOGO EMPRESARIAL e os CHEFES LÍDERES EDUCADORES
6. PEDAGOGIA, CIÊNCIA E ARTE - Conhecimentos que Fundamentam a Ação do Pedagogo Empresarial
7. EDUCAÇÃO NA EMPRESA - Conceituações sobre Educação para orientação do Pedagogo Empresarial
8. INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FAMILIAR, na EMPRESA Conhecimentos úteis para recrutamento, seleção e treinamento
9. EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO NA EMPRESA - diferenças
10. EDUCAÇÃO INTEGRAL Condição indispensável para melhorar a produtividade
11. A PRODUTIVIDADE DAS PESSOAS
12. AS FRUSTRAÇÕES BLOQUEANDO A NOSSA PRODUTIVIDADE
13. AS NOSSAS MOTIVAÇÕES ESTÃO LIGADAS ÀS NECESSIDADES
14. ATIVIDADES EQUILIBRADORAS DA NOSSA PRODUTIVIDADE
15. TRANSMISSÃO DA EDUCAÇÃO - ENSINO Influências positivas programadas na empresa
16. TREINAMENTOS COM APRENDIZAGEM MUDANÇA DO COMPORTAMENTO HUMANO
17. A EFICIÊNCIA DAS MUDANÇAS POR APRENDIZAGEM
18. CAMINHO PARA CONSEGUIRMOS AS MUDANÇAS POR APRENDIZAGEM
19. ASPECTOS PRÁTICOS DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL
20. A IMAGEM DE UMA EMPRESA
21. A AMIZADE NA EMPRESA
O curso tem por objetivo discutir sobre pedagogis empresarial, tendo em visto que, tanto a Empresa como a Pedagogia agem em direção a realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chamase - aprendizagem. E aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.
Pedagogia Experiencial é um processo de co-educação ao ar livre, através do qual o participante é orientado a viver experiências de resolução de problemas, fora de seu ambiente cotidiano em um trabalho individual ou em grupo. São propostos aos participantes, desafios em forma de resolução de problemas, a
serem superados, visando preparar o ser humano para a vida.
Este curso procura aproximar o leitor do significado da concepção educacional que desde 1984 vem sendo denominada pedagogia histórico-crítica. Uma prática pedagógica que propõe uma interação entre conteúdo e a realidade concreta, visando a transformação da sociedade através da ação-compreensão-ação do educando, que enfoca nos conteúdos, como produção histórico-social de todos os homens.
1. INTRODUÇÃO
2. MODALIDADES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR
3. PEDAGOGIA HOSPITALAR
4. HISTÓRIA DA PEDAGOGA HOSPITALAR
5. LEGISLAÇÃO
6. OBJETIVOS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E O QUE É CLASSE HOSPITALAR?
7. O PEDAGOGO HOSPITALAR
8. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR HOSPITALAR
9. PRÁTICA DO PEDAGOGO NA PEDAGOGIA HOSPITALAR
10. INTERREALAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA, DIDÁTICA E EDUCAÇÃO
11. NECESSIDADE ORIGINÁRIA
12. O AMBIENTE HOSPITALAR NO SEU CONTEXTO
13. ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO
14. O CONCEITO DE RESILIÊNCIA E O PAPEL DO EDUCADOR NA SUA PROMOÇÃO
15. PROMOVENDO A RESILIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO EM AMBINETE HOSPITALAR
16. CLASSE HOSPITALAR NO MUNDO
17. DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL
18. ENCONTROS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE EM AMBIENTE HOSPITALAR
19. AS NECESSIDADES PEDAGÓGICO-EDUCACIONAIS DA CRIANÇA HOSPITALIZADA
20. PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCACIONAL
A questão pedagógica, da colonia a primeira república
Significado da faculdade de educação , ciências e letras
O curso de pedagogia
Estudos superiores de educação
As novas diretrizes curriculares
A rica tradição teórica da pedagogia
Pedagogia e teoria da educação
Pedagogia antes da pedagogia
A questão teórica na constituição do espaço acadêmico da pedagogia
O dilema da pedagogia e seu impacto nas escolas
Pedagogia e ciência da educação
A polemização do campo pedagógico
Uma nova perspectiva para o curso de pedagogia
Objetiva a análise dos mesmos como instrumentos de ação pedagógica investigando como tal aplicação reflete na educação geográfica, visto que, sem desprezar a escala do global e nacional, o ensino de Geografia nas primeiras séries do ensino fundamental vem se construindo a partir da apreensão do “lugar” de vivência dos alunos.
O CrossFit se apresenta como um novo método de treinamento físico que vem ganhando popularidade desde sua criação. O objetivo deste curso é apresentar análise do perfil de lesões em praticantes de CrossFit por meio de uma revisão sistemática da literatura.
A intenção deste curso é estabelecer o perfil do bibliotecário de referência, evidenciando-o como um profissional que deve, constantemente, atualizar-se para poder responder às necessidades informacionais dos usuários, através do serviço de referência, nessa sociedade. Enfoca a evolução da sociedade tradicional para a digital. Mostra a universidade e consequentemente, a biblioteca universitária como instituições envolvidas no processo de desenvolvimento da ciência, desde os seus primórdios, até os dias atuais.
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