O curso traz uma proposta que procura democratizar, humanizar e
diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de
seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da Educação Física nas escolas.
A intenção deste curso é auxiliar o professor na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
O curso apresenta princípios, conceitos e orientações para atividades que possibilitem aos alunos a realização de leituras críticas dos espaços, das culturas e das histórias do seu cotidiano. O documento está organizado em duas partes. Cada uma delas pode ser consultada de acordo com o interesse mais imediato: aprofundamento teórico, definição de objetivos amplos, discernimento das particularidades da área, sugestões de práticas, possibilidades de recursos didáticos, entre outros. Mas recomenda-se a leitura na íntegra para uma visão abrangente da área.
A intenção deste curso é auxiliar o professor na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
A intenção deste curso é auxiliar o professor na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
Este curso pretende ser fomentador de práticas socioeducativas cada vez mais efetivas em garantir proteção às crianças e adolescentes de territórios vulnerabilizados do Município de São Paulo. No enfrentamento deste desafio foram formuladas metas de aprendizagem para as diferentes faixas etárias e referências metodológicas e didáticas como fomento, fortalecimento ou redirecionamento das práticas em curso.
Este curso pretende ser fomentador de práticas socioeducativas cada vez mais efetivas em garantir proteção às crianças e adolescentes de territórios vulnerabilizados do Município de São Paulo. No enfrentamento deste desafio foram formuladas metas de aprendizagem para as diferentes faixas etárias e referências metodológicas e didáticas como fomento, fortalecimento ou redirecionamento das práticas em curso.
Este curso objetiva prover instrução para alunos que têm sério interesse em se tornar paraquedistas. Também pode ser utilizado com qualquer aluno de primeiro salto, ainda que ele só pretenda realizar um salto para experimentar. Ele utiliza metodologia, técnicas, e equipamentos que se expandiram com o paraquedismo moderno.
01-O QUE É ESCOLA ?
02- O QUE É FAMÍLIA?
03- ESCOLA E FAMÍLIA
04- RELAÇÃO DE CONFIANÇA
05- EDUCAÇÃO COMO DIREITO
06- EDUCAÇÃO COMO DIREITO - A CONSTITUIÇÃO
07- A LDB - 1996
08- CRECHES COMUNITÁRIAS - ORIGEM
09- A CRECHE COMO APOIO DA FAMÍLIA
10- A PRESENÇA DOS PAIS
11- O PAPEL DOS PROFESSORES
12- EDUCAÇÃO INFANTIL: QUANDO TUDO COMEÇA
13- ESCOLA COMO ESPAÇO ABERTO E COMO REFERÊNCIA EDUCATIVA
14-ESCOLA COMO LUGAR DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E COMO LUGAR DE TROCA E DE AFETIVIDADE
15- RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
16- CONTRIBUIÇÕES DE CASA
17- BOM COMEÇO
18- NOVA ESCOLA
19- PROVÁVEIS COMPLICADORES DA RELAÇÃO
20- FUNÇÃO SOCIAL
A intenção deste curso é servir como instrumento que auxilie na eliminação dos obstáculos ao crescimento da economia, através das PPPs, elaborando, inclusive, uma carteira com projetos que precisam ser desenvolvidos com a participação do setor privado nas áreas de transportes, irrigação e recursos hídricos nas cinco regiões do país.
A finalidade deste curso é lhe explicar acerca do estilo de época parnasianista. Paralelamente à prosa realista naturalista, surgiu uma escola de poesia com características bem marcantes. Seu nome, Parnasianismo, veio da revista francesa Le Parnasse Contemporain, editada pela primeira vez em 1866. Parnaso é o nome de uma montanha grega consagrada a Apolo e às musas inspiradoras das artes.
A intenção deste curso é lhe fornecer os fundamentos das escolas literárias parnasianista e simbolista Que foram estilos poéticos que se contrapunham. A partir de 1890, o Simbolismo vai superar o Parnasianismo. O realismo classicizante do Parnasianismo teve grande fortuna no Brasil, graças certamente à facilidade que os fazedores de verso encontraram na sua poética, mais de técnica e forma que de inspiração e essência. Penetrou, assim, muito além de seus limites cronológicos, paralelamente ao Simbolismo e mesmo ao Modernismo.
O curso tem o objetivo de demarcar à definição do que seja uma esfera
pública não-estatal e que maneira isto amplia as condições e possibilidades da cidadania no país, bem como sua participação efetiva no âmbito da participação na gestão das políticas públicas.
A finalidade deste curso é apresentar o histórico brasileiro que deu inicio ao processo da participação social a partir das lutas pelos direitos sociais e democratização oriundas do período repressivo da ditadura militar , e refletir a acerca das formulações de políticas públicas e controle sócias através do estado.
O objetivo deste curso é discutir a questão dos edifícios que, em não alcançando um desempenho mínimo pré-estabelecido. Não atendem às exigências dos seus usuários. Levanta-se a necessidade da delimitação de todo um campo da engenharia, a patologia das construções para o estudo das falhas dos edifícios.
Este curso tem por objetivo detectar as patologias de construções de estruturas em aço em duas áreas industriais (estudo de caso) e os fatores que a causaram bem como a revisão bibliográfica e analises do projeto construtivo nos dois casos apresentados bem como a descrição dos procedimentos utilizados para o desenvolvimento do trabalho.
Este curso é sobre a forma como o mandato profissional é desempenhado por polícias Tendo o corpo social dos agentes características próprias, procuro entender articulações entre a dimensão das práticas profissionais e a forma como as carreiras tradicionalmente se desenham nesta organização.
Alguns sinais para uma proposta utópica de educação
O lazer como espaço para o lúdico
O jogo das palavras
A busca da possibilidade ausente
Denúncia criativa e participativa
Lazer e infância: o furto do lúdico
O lazer e a cultura da criança
A igualdade provocada pelo furto do lúdico
Mercadorias: o furto como álibe
Evasão do real para um novo real
O des-respeito à cultura da criança
A "contribuição" da escola
Propondo um novo "jogo"
Buscando novas referências
O educador e sua formação
Prazer X Esforço ou "utilidade" X esforço?
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