Em contraste com a figura consolidada do mito “heróico” de Nietzsche, o presente curso mostra que, a partir de Humano, demasiado humano, a reflexão sobre o heroísmo parece contínua e central, permitindo ao filósofo diferenciar a própria posição das muitas “morais heróicas”. Seguir-se-á alguns traços a partir da primeiríssima apaixonada adesão aos mitos heróicos até a radical crise do agonismo ligado a crenças ou ilusões metafísicas.
Este curso traça um panorama dos processos sociais agrários no Brasil nas últimas décadas do século XX, através de resultados de pesquisas de diversos autores. Destaca alguns eixos de pesquisa sobre a sociedade rural brasileira, com base em informações e interpretações realizadas por alguns cientistas sociais brasileiros e em novas referências bibliográficas, às quais os autores agregam suas próprias considerações.
O objetivo deste curso foi estabelecer um diálogo sobre as possibilidades de concretizar a Educação Ambiental nas escolas com pessoas cuja história, conhecimento, compromisso e experiências em Educação Ambiental pudessem contribuir para a definição de alguns referenciais para a atuação da Coea, particularmente sobre formação de professores e projetos de trabalho em Educação Ambiental.
O pioneirismo português no processo das Grandes Navegações
Os objetivos centrais da busca por novas terras
As características básicas do modelo de exploração implantado pelos portugueses no Brasil
A grande propriedade rural de lavouras voltadas para a exportação
A utilização em grande escala do trabalho escravo.
A formação do império brasileiro
As diversas fases e as alterações no eixo econômico interno
O processo histórico brasileiro
O sucesso da lavoura cafeeira
Os primórdios da industrialização
A longa agonia do sistema escravocrata
As novas alianças políticas
A ascensão do exército à condição de protagonista no jogo político
O fim da monarquia
Os diferentes momentos do longo período em que Getúlio Vargas esteve no poder
Fase: 1930 a 1934 (governo provisório)
Fase:1934 a 1937 (governo constitucional)
Fase: 1937 a 1945 (ditadura do Estado Novo)
Os conturbados processos políticos
O fim à República Velha, por meio da Revolução de 1930
As transformações da economia brasileira
A crise da economia cafeeira
A expansão da produção do algodão
O aprofundamento dos processos de industrialização (com forte intervenção do Estado na economia)
O contexto externo marcado pela 2ª Guerra Mundial
O realinhamento das forças políticas ao final do século XIX
A supremacia do setor cafeeiro e do exército
Os aspectos centrais do que se convencionou denominar “República Velha”.
O comando de militares
As oligarquias regionais dominantes
A política do “café com leite” ou “política dos governadores”
A substituição da mão-de-obra
A imigração externa
A ampliação da industrialização e os movimentos sociais
A origem à chamada revolução de 1930
O fim desta primeira fase da República no Brasil
O presente curso é sobre a importância da relação mãe-filho e como isso pode contribuir para a vivência de internação da criança, e tem como objetivos: analisar o referencial teórico a respeito do tema escolhido; averiguar a relação existente entre a presença da mãe e resposta ao tratamento; e constatar sobre as possibilidades de atuação do psicólogo visando amenizar o sofrimento experimentado durante a hospitalização da criança.
1. INTRODUÇÃO
2. MÉTODOS ANTIGOS DE IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA
3. ANTROPOMETRIA
4. CLASSIFIAÇÃO DE FICHAS
5. SISTEMA BERTILLON
6. CASOS DE IDENTIDADE ENGANDA
7. IMPRESSÃO DIGIAL
8. IMPORTÂNCIA DAS IMPRESSÕES DIGITAIS
9. HEREDITARIEDADE
10. ICNOFALANGOMETRIA
11. DACTILOSCOPIA
12. MEIO PRIMÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO
13. IDENTIFICAÇÃO NO BRASIL
14. DATILOSCOPIA NO BRASIL
15. CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
16. PAPILOSCOPISTA
17. PAPILOSCÓPICO
18. VINCULAÇÃO DO PAPILOSCOPISTA COM A POLÍCIA
19. IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PAPILOSCOPISTA
20. AUXILIAR DE PAPILOSCOPISTA
Prepare-se para uma barriga zero
A verdade sobre a gordura abdominal
A magia dos mufas
A conexão mente barriga
O plano quatro dias anti-inchaço
As regras da dieta barriga zero
O plano de quatro semanas : refeições rápidas e fáceis
O plano de quatro semanas: receitas
Plano de exercícios para uma barriga zero
O curso pretende contribuir com as discussões sobre a relação entre a escola e a família, analisando a forma como nas páginas de um periódico mineiro, a Revista do Ensino, cujos responsáveis se auto-reconheciam como escolanovistas, um grupo bastante diversificado de sujeitos (professores, técnicos de ensino, diretores de instrução...) concebia e colocava em circulação a temática das relações entre essas duas instituições.
O curso pretende contribuir com as discussões sobre a relação entre a escola e a família, analisando a forma como nas páginas de um periódico mineiro, a Revista do Ensino, cujos responsáveis se auto-reconheciam como escolanovistas, um grupo bastante diversificado de sujeitos (professores, técnicos de ensino, diretores de instrução...) concebia e colocava em circulação a temática das relações entre essas duas instituições.
A finalidade do curso é discutir a importância da comunicação para formação da sociedade da comunicação. O seu surgimento ocorreu no meio de uma época de mudanças sociais de alta velocidade, globalizadas, ou seja presentes em todos os quatro cantos do mundo. Os sistemas sociais de comunicação operam as mudanças estruturais e moldam as transformações das atividades humanas nos mundos pessoais, público e do trabalho.
Neste curso busca-se explorar os conceitos e teorias, refletir sobre as
mudanças sócio-educacionais e analisar as transformações ocorridas ao longo do tempo para entender sua trajetória e influência na prática pedagógica, seus reflexos na ação docente, para repensar a docência e colaborar desta forma para a construção de uma prática pedagógica
diferenciada.
Este curso analisa a evolução das teorias da firma à luz das mudanças tecnológicas ocorridas em três paradigmas: (i)a revolução industrial britânica, que dominou a economia mundial durante todo o século XIX e foi a base de observação para a elaboração da teoria neoclássica; (ii) o paradigma fordista, que efetivamente deu origem à economia industrial; e (iii) o paradigma das tecnologias da informação, cuja construção teórica está baseado, principalmente nas correntes evolucionistas e neo-institucionalistas.
A finalidade deste curso é difundir os princípios da reforma curricular e orientar o professor, na busca de novas abordagens e metodologias. Ao distribuí-los, temos a certeza de contar com a capacidade de nossos mestres e com o seu empenho no aperfeiçoamento da prática educativa. Por isso, entendemos sua construção como um processo contínuo: não só desejamos que influenciem positivamente a prática do professor, como esperamos poder, com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos, revê-los e aperfeiçoá-los.
A finalidade deste curso é lhe explicar acerca dos PCNs. Estes Parâmetros cumprem o duplo papel de difundir os princípios da reforma curricular e orientar o professor, na busca de novas abordagens e metodologias. Ao distribuí-los, temos a certeza de contar com a capacidade de nossos mestres e com o seu empenho no aperfeiçoamento da prática educativa. Por isso, entendemos sua construção como um processo contínuo: não só desejamos que influenciem positivamente a prática do professor, como esperamos poder, com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos, revê-los e aperfeiçoá-los.
Este curso presenta os PCNs que sãu uma proposta para o Ensino Médio, no que se relaciona às competências indicadas na Base Nacional Comum, correspondentes à área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Pretende, portanto, uma explicitação das habilidades básicas, das competências específicas, que se espera sejam desenvolvidas pelos alunos em Biologia, Física, Química e Matemática nesse nível escolar.
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