Este curso objetiva investigar o papel e a formação do educador e como vêm sendo direcionadas as atividades lúdicas com crianças na fase do pré-escolar, enfatizando a história da educação lúdica, as fases do desenvolvimento infantil, a importância dos jogos e brinquedos na formação integral da criança de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Retrata o amor que temos pela nossa profissão (Professor de Educação Física) e o respeito pela formação de nossas crianças na fase do Pré –Escolar.
Este curso apresenta um estudo sobre a potencialidade da pré-filtração ascendente em pedregulho como sistema de pré-tratamento para a filtração rápida no tratamento de águas com presença de algas.
Este curso trata da civilização egípcia que desenvolveu-se a volta do Nilo, um oásis no meio do deserto do Saara, que propiciou a fixação do homem com água e solos férteis (devido às enchentes). Mas também a outros fatores que explicam desenvolvimento dessa civilização, como o fato do desempenho do homem para aproveitar os recursos com criatividade, trabalho e planejamento.
O objetivo deste curso é utilizar o balanço de pagamentos brasileiro para acompanhar os movimentos que levaram ao aumento da dívida externa, procurando correlacionar estes aos fatos históricos para vermos as influências de um sobre o outro e vice-versa. Após mostraremos os argumentos das duas principais correntes da atualidade para auxiliar na discussão sobre o pagamento ou não-pagamento da dívida.
Este curso trata da aplicação da metodologia do ensino com pesquisa, como recurso didático na formação de gestores educacionais. É uma proposta que desafia os modos tradicionais de ensinar e aprender, pois garante a participação do aluno no planejamento e no estudo de temas, no processo de organização e avaliação de atividades, assim como na elaboração de projetos de intervenção na escola. Através do diálogo, do registro e disseminação de idéias prepara-se o pedagogo para uma gestão participativa, colaborativa e democrática.
Este curso tem por objetivo verificar se a dança enquanto prática sociocultural e atividade corporal poderá favorecer a construção da auto-imagem, do autoconceito e se, sob esta ótica, como o usulio da dança constrói uma melhor auto-estima.
O ensino formal da língua inglesa no Brasil teve início com o decreto de 22 de junho de 1809, assinado pelo Príncipe Regente de Portugal, que mandou criar uma escola de língua francesa e outra de língua inglesa. Até então, o grego e o latim eram as línguas estrangeiras ensinadas na escola.
O objetivo deste curso é o de, por meio de uma análise de alguns livros didáticos de biologia do ensino médio, descrever e discutir a forma de apresentação dos conteúdos de competição e vírus, e verificar como está sendo realizada tal apresentação.
Apresenta-se uma análise do atletismo nas escolas e das possibilidades para o ensino deste conteúdo nas aulas de Educação Física. Assim, o propósito do curso é incentivar o trabalho com atletismo, pensando na diversificação das atividades para o seu ensino e no seu valor instrumental, dando sustentação à transformação da experimentação do atletismo nas aulas de Educação Física Escolar.
O curso discorre acerca do modelo de ensino fundamental que dura 9 anos. Proposta elaborada pela coordenadoria de ensino e apoio pedagógico e fundamentada nas suas diretrizes e nas normatizações legais do ministério da educação e cultura.
O presente curso pretende realizar uma análise do ensino jesuítico implementado no período colonial brasileiro e demonstrar que a estrutura escolar fundada pelos padres jesuítas no Brasil era adequada para o momento histórico vivenciado, levando-se em consideração quatro aspectos: os objetivos do Projeto Português para o Brasil; o projeto educacional Jesuítico; a própria estrutura social brasileira da época; e o modelo de homem necessário para a época Colonial.
Neste artigo mostramos que competência escrita em língua estrangeira tem recebido um tratamento descontextualizado das novas teorias que poderiam contribuir para o processo de ensino/aprendizagem escolar. Dentre essas teorias, abordamos a dos Gêneros do Discurso que possibilita a interação entre metalinguagem e interlocução baseada em uma concepção sócio-interativa.
Este curso trata sobre Os erros de medicamento são erros cometidos por médicos, profissionais de saúde, farmacêuticos e pacientes quando os medicamentos são prescritos, dados, tomados ou armazenados. Os erros de medicamento podem deixar as pessoas doentes ou piorar as doenças.
Enquanto o espaço sideral pode ser pesquisado através de sondas espaciais, radiotelescópios e telescópios óticos, a estrutura interna da crosta terrestre está sendo possível conhecer com o desenvolvimento da Sismologia (estudo do terremotos), da Vulcanologia, da Geofísica (estudo do calor gerado pela Terra), do Geomagnetismo (análise das propriedades das rochas capazes de propagar as ondas sísmicas). Comprovou-se, assim, que o interior da Terra é heterogêneo, formado de camadas concêntricas com materiais de temperaturas, constituição química e densidades diferentes, separadas por descontinuida
O espaço geográfico é o produto da ação do homem sobre a natureza, conforme a sua evolução histórico-tecnológica e os seus costumes (cultura). A ação do homem é representada pelo trabalho, atividade física ou mental pela qual os grupos humanos retiram da natureza (ou meio ecológico) os recursos para satisfazer suas necessidades básicas.
Desde o seu surgimento como ciência moderna, a Geografia enfrenta problemas epistemológicos e conceituais. É o caso da definição do seu objeto de estudo: o espaço geográfico. Apesar dos avanços dos últimos anos, ainda há discordâncias teóricas a esse respeito. Assim, este curso tem por objetivo comentar alguns esforços de definição do conceito de espaço geográfico e ao final propomos o nosso próprio conceito.
A objetivo deste curso é ajudar a analisar as formas de como o estado pode intervir no domínio econômico de forma direta e indireta, nos moldes do texto constitucional, possibilitando a exata compreensão do instituto da intervenção do estado no domínio econômico.
O presente curso pretende analisar os pressupostos e requisitos de um estado forte, em contexto democrático. Não abordará a dimensão da crise de governo. Parte do pressuposto de que o estado é o instrumento por excelência de ação coletiva da sociedade, e por isso mesmo, uma instituição fundamental de uma nação.
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