O presente curso tem por objetivo proceder a uma revisão da literatura, considerando a produção científica no período de 2007 a 2009, visando verificar a utilização do CBCL (Child Behavior Checklist) enquanto instrumento de avaliação de aspectos de comportamento em crianças e adolescentes brasileiros.
Este curso procurou aprofundar os estudos já existentes sobre a ética do professor de ensino fundamental diante das mudanças ocorridas na sociedade nas últimas décadas. Destarte nossa intenção é refletir sobre a ética, que visa a examinar a conduta moral acerca dos problemas e juízos de valor, estabelecendo parâmetros que justifiquem ou condenem as ações humanas e sua participação no convívio social. Os valores éticos proporcionam uma reflexão sobre o desempenho profissional do professor, modificando sua postura político-filosófica diante do mundo.
Este curso trata da proliferação de significados e variação conceitual relativa ao termo ‘adaptação’ das dificuldades para testar e apoiar empiricamente hipóteses adaptacionistas acerca do significado adaptativo de traços fenotípicos e de sua origem por seleção natural e das dificuldades que o conceito de adaptação formulado na perspectiva da teoria sintética da evolução apresenta para acomodar-se a avanços conceituais e empíricos da biologia evolutiva.
O objetivo do curso é fazer uma reflexão quanto a cultura brasileira na perspectiva da constituição federal de 1988. O advento desta constituição trouxe a promessa de fomentar e proteger o “patrimônio cultural” brasileiro, dando a deixa para a atuação decisiva das chamadas leis de incentivo à cultura. O fomento, visto de relance, alcançaria todo bem simbólico atinente à identidade do povo brasileiro.
Este curso objetiva compreender qual é o conceito de saúde dentro da Saúde Coletiva. A análise parte do marxismo como referencial teórico, tanto para definir o que é um “conceito” quanto para compreender o pensamento crítico da Saúde Coletiva.
Seguramente, é possível afirmar que “sociedade civil” é um dos conceitos da teoria política clássica mais usados no discurso social e político contemporâneo. Inúmeras classificações têm sido feitas por vários autores e, desde sua recuperação no período medieval através da tradução da Política de Aristóteles
Um dos problemas centrais na filosofia, tanto no ramo da gnoseologia quanto no que se refere aos aspectos epistemológicos, a questão da verdade é também um dos pontos centrais para a definição da qualidade e/ou validade do trabalho de jornalistas. A proposta do curso é refletir sobre o conceito de verdade, a partir de suas raízes filosóficas, com especial atenção para seu significado nas línguas originárias, e relacioná-lo à sua forma de utilização no processo de produção da notícia.
O objetivo deste curso é comprovar a importância do ensino de microbiologia em escolas da educação básica, e quais suas possíveis formas de acontecer. O presente trabalho testou a hipótese de que o processo de ensino-aprendizado de microbiologia é possível mesmo em escolas sem recursos financeiros para a manutenção de um laboratório de ciências.
O curso embasa-se no fato de que os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física Escolar (1997) fazem menção à Biomecânica como conteúdo que deve ser abordado de maneira simplificada no 2º ciclo do ensino fundamental, devendo ser aprofundado no final do ensino médio. No entanto, este documento não oferece referências suficientes que orientem o professor quanto a uma possível interação entre estas duas áreas, tratando-as como universos distintos do conhecimento, quase sem interseções possíveis no âmbito da prática escolar. Diante disto, propõe-se a discussão da concepção de Biomecân
Este artigo tem como objetivo analisar as novas posturas políticas urbanas que têm sido implementadas nas administrações municipais. Procura abordar a questão da intervenção em áreas degradadas, tomando como base a importância de implementar ações conjuntas de obras, serviços e, principalmente, ações capazes de proporcionar ao cidadão condições para garantir sua própria sobrevivência.
Este curso, ao relatar a experiência do Corredor Central da Mata Atlântica, ajuda a perceber como um empreendimento complexo – o de criar uma nova escala de conservação da biodiversidade – pode, com a participação de todos, tornar-se concreto e bem-sucedido.
Este curso trata do cultivo da bananeira. A banana, Musa spp., uma das frutas mais consumidas no Mundo, é cultivada na maioria dos países tropicais. Constitui importante fonte de alimento, podendo ser utilizada verde ou madura, crua ou processada.
O curso apresenta duas entrevistas feitas com duas pesquisadoras muito conhecidas, e reconhecidas no Brasil, por se envolverem com pesquisas com os cotidianos escolares: Regina Leite Garcia, da Universidade Federal Fluminense, e Corinta Geraldi, da Universidade de Campinas. Ambas indicam suas trajetórias profissionais e falam de como desenvolveram suas pesquisas, na trajetória dos grupos de pesquisa que coordenam.
Este curso trás reflexões sobre as definições de desenvolvimento sustentável objetivando lhe fazer entender qual a importância do mesmo no contexto atual do desenvolvimento das cidades brasileiras.
A finalidade do curso e apresentar políticas públicas postas em prática no primeiro decênio do século XXI para manter a floresta em pé, por meio do monitoramento e de ações de fiscalização e controle.
Este curso se propõe uma abordagem didática das principais questões epistemológicas referentes ao Direito e ao seu processo de conhecimento. Resume o que parece ao autor se constituírem nas interrogações mais frequentes acerca da localização do Direito como objeto de Ciência Social, seu caráter normativo e valorativo e as consequências daí advindas para a sua teorização ao nível de verdadeiro trato científico.
Este c urso tem por escopo apresentar considerações sobre a evolução do Direito do Consumidor ao longo das últimas duas décadas. Embora seja um instituto relativamente jovem no ordenamento jurídico, este tema é de
suma importância.
Este curso orienta como deve ser a atitude de um comunicador social,e como ele deve fazer todo o esforço possível para manter um relacionamento de amizade e cooperação com editores e outras pessoas ligadas aos meios de comunicação. Ele tem a responsabilidade de reunir e difundir notícias e cuidar de que todas as formas de comunicação da casa sigam a uma linha comum.
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