O curso verifica se o bibliotecário de biblioteca escolar de determinado Colégio particular do centro de Florianópolis atua como agente mediador e disseminador da leitura. Salienta que a leitura é uma atividade constante em nosso cotidiano. Aponta a necessidade de o indivíduo compreender o que lê de modo a entender suas responsabilidades na sociedade em que convive. Defende que a biblioteca escolar possui uma grande responsabilidade em fomentar a leitura.
O curso traz algumas reflexões sobre o papel do bibliotecário na Sociedade da Informação Brasileira. Objetiva apresentar uma visão panorâmica do fazer bibliotecário, procurando identificar as influências sociais neste fazer. Buscando identificar as ameaças e oportunidades apresentadas.
O curso apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com bibliotecários que atuam em empresas e seus respectivos empregadores. Tal estudo teve como objetivo geral conhecer as atividades desenvolvidas pelo profissional bibliotecário.
O objetivo desse curso é conhecer o bilinguismo como proposta educacional, constituindo a língua dos sinais como primeira língua e a língua portuguesa como segunda. Considerando que as línguas de sinais são naturais da comunidade surda e não apenas gestos e mímicas; e a língua portuguesa torna-se uma possibilidade de desenvolver a consciência da importância da leitura e da escrita nessas crianças.
Este trabalho tem por objetivo relatar atividades de preparação pedagógica para alfabetização em Braille com vistas à aquisição da leitura e escrita por parte de pessoas com deficiência visual. Foram utilizadas recursos diversos como livro sensorial, jogos, brailito, brailex, reglete e livro em Braille. Com a aquisição da escrita e leitura em Braille pelos alunos, foi proposta uma roda de leitura, tendo o professor como leitor-guia.
A finalidade do curso é apresentar-lhe os aspectos e as estatísticas referentes as políticas públicas tomadas pelo governo federal brasileiro para acabar com a miséria no país. Nos últimos anos, o Brasil tirou 28 milhões de brasileiros da pobreza e levou 36 milhões para a classe média. Mas este trabalho tem que continuar, pois ainda há 16 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza. Para isso, o governo criou o plano Brasil Sem Miséria, que aperfeiçoa e amplia o melhor da experiência brasileira na área social.
Nossa proposta não é desconsiderar os fatos políticos referentes ao brasil império, mas mostrá-los como resultado da ação de muitos sujeitos, evidenciando como a política está presente nos atos cotidianos de todos aqueles que viveram naquele período.
A finalidade deste curso é fazer uma análise conceitual do desenvolvimento brasileiro em dois momentos de sua história, em 1910 e em 2010, com considerações de natureza econômica e sociológica sobre as razões de seu sucesso no terreno industrial e de seu fracasso em reduzir as desigualdades sociais que são ainda visíveis na paisagem humana.
Este curso tem o objetivo de apresentar dados sobre as desigualdades sociais e regionais existentes no Brasil no Século XX que resultaram do processo de desenvolvimento imposto ao país pelas elites dirigentes nos últimos 500 anos. A evolução da economia brasileira sempre seguiu uma via conservadora e autoritária de desenvolvimento econômico, concentradora de riqueza, renda e poder. Uma via perversa que excluiu a maioria da população dos frutos do seu trabalho, do processo econômico e da cidadania. Reside nesse fato a origem das desigualdades sociais e regionais existentes no Brasil.
Trata-se do estudo da História do Brasil republicano, no período conhecido como “Primeira República” (1889-1920). São enfocados, ao longo do curso,
acontecimentos políticos, econômicos, culturais e sociais do período.
Pretendemos, com este curso, demonstrar a importância do brincar para o desenvolvimento da Criança Portadora de Necessidade Especial, visando a proporcionar momentos para que a brincadeira ocorra, com o objetivo de dedicar um espaço, em sua vida interior, à curiosidade, ao desfrute da imaginação e da criatividade.
Este curso trata sobre o brincar, que é atividade fundamental para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social. Brincar é um direito da criança, além de ser de suma importância para seu desenvolvimento, e, por isso as escolas de ensino infantil devem dar a devida atenção a essa atividade. Propõe-se neste texto, discutir a presença do brincar no contexto da educação infantil, primeira fase do ensino fundamental.
Neste curso, empreende-se uma genealogia do campo da resolução negociada de conflito e sua disseminação em diferentes áreas, identificando seus discursos e práticas. Buscou-se especificamente evidenciar que a formação deste campo inscreve-se em um processo de reconfiguração do sistema político-econômico capitalista desde os períodos de guerra, no final do século XIX e início do século XX, até mais recentemente, nos contornos do período de “pós-democracia consensual”.
O curso abrange a articulação da Psicologia com a Educação; essa qual oportunizou a emergência do psicólogo escolar, profissional que por muito tempo se caracterizou por classificar e ajustar, à escola, os alunos com dificuldades escolares, aplicando o conhecimento psicológico ao contexto escolar. A Psicologia Escolar assim se encontra, hoje, com o desafio de ampliar seu campo de atuação para outros contextos e níveis educativos de modo que assim abre a possibilidade para a reflexão e os questionamentos sobre a relação desta profissão e a sociedade atual
A finalidade deste curso é fornecer a você as caracteristicas geograficas da região do cerrado brasileiro. Esta é a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total e ela ocupa 23% do território brasileiro.
Este curso trata do estudo do Código de Trânsito Brasileiro relacionado às questões ambientais. Objetivou-se identificar nesta lei os dispositivos legais relacionados à proteção da saúde ambiental analisando dispositivosrelacionados àpoluição sonora, disposição de resíduos sólidos por utilizadores das vias públicas potencial causador de poluição visual, do solo e da água e a poluição atmosférica.
Este curso tem como objetivo analisar as diversas e distintas ocorrências do fenômeno da hiperinflação e os mecanismos utilizados no seu combate e na busca pela estabilização econômica ao longo do século XX. A partir daí, procura-se traçar um paralelo entre estes e as medidas tomadas na execução do Plano Real, de modo a encontrar semelhanças e diferenças, buscando evidenciar as razões de seu sucesso.
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