HIPERTENSÃO ARTERIAL NO IDOSO
FATORES DE RISCO
TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO
DIFICULDADE DE ADESÃO DO IDOSO AO TRATAMENTO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL
FATORES INTERFERENTES NA ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Este curso trata da estrutura histológica dos diversos tecidos orgânicos, suas características e funções, desenvolvendo as noções de microscopia e técnica laboratorial histológica. Dos tecidos epiteliais, conjuntivos, adiposo, cartilaginoso, ósseo, nervoso e muscular, além da formação dos gametas, processos de divisão, migração, crescimento e diferenciação celular, a partir do ovócito fertilizado, que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário e fetal.
Este curso tem como objetivo central discutir algumas proposições sobre a história cultural francesa e a história social e suas recepções no Brasil, no que se refere ao estudo da cidade a partir das práticas de higienização, embelezamento e medicalização.
A tecnologia moderna aliada aos cientistas, pesquisadores e professores, com seus mecanismos, estudos e trabalhos vêm provando que Administrar é necessário, proveitoso e imprescindível em qualquer segmento, contexto ou situação na vida das pessoas, das empresas e das entidades. Por este motivos apresentamos neste curso o processo de evolução histórica da administração.
O curso visa presentar noções gerais sobre o continente americano antes da conquista e durante a conquista, com ênfase em três aspectos: ocupação dos territórios americanos, demografia indígena e as visões da historiografia sobre a ideia de “Novo Mundo”.
1. HISTÓRIA DA ARTE
2. A ARTE RUPESTRE I
3. A ARTE RUPESTRE II
4. A ARTE NO PERÍODO PALEOLÍTICO
5. A ARTE NO PERÍODO NEOLÍTICO
6. A ARTE SUMÉRIA
7. A ARTE ASSÍRIA
8. A ARTE BABILÔNICA
9. A ARTE PERSA
10. A ARTE EGÍPCIA
11. A ARTE DOS CELTAS
12. A ARTE DOS POVOS GERMÂNICOS
13. A ARTE CICLÁDICA
14. A ARTE MINÓICA
15. A ARTE MICÊNICA
16. A ARTE FENÍCIA
17. A ARTE ETRUSCA
18. A ARTE GREGA
19. O BARROCO
20. O NEOCLASSICISMO
A intenção deste curso é apresentar a você a história da arte da arquitetura e da decoração. A arte é a Criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos.
A finalidade deste curso é discutir acerca de como memórias orais representam poderosos pontos de entrada para várias problemáticas do campo da educação: as experiências enquanto alunos; as histórias de vida de professores; o género e a condição de ser professor; os episódios e os contextos da profissão; os quotidianos escolares; os rituais, as cerimónias e as festas; o estatuto social; a cultura profissional; os princípios éticos e deontológicos; a identidade profissional.
A finalidade deste curso é fornecer um curso contendo seis artigos relacionados a educação com enfoque em educação brasileira e estrangeira que apresentam trabalhos de investigação e/ou reflexão teórico-metodológica através de um estudo crítico podendo versar sobre textos recentes ou já reconhecidos academicamente.
A intenção deste curso é explicar a história da educação de surdos ao longo das eras. Os surdos travaram grandes batalhas pela afirmação da sua identidade, da comunidade surda, da sua língua da sua cultura, até alcançarem o reconhecimento que têm hoje, na era moderna.
1- INTRODUÇÃO
2- DIVISÕES DA FÍSICA
3- HISTÓRIA DA FÍSICA
4- ANTIGUIDADE
5- CONTRIBUIÇÕES GREGAS PARA A FÍSICA
6- CONTRIBUIÇÕES PERSAS PARA A FÍSICA
7- IDADE MÉDIA
8- HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
9- SÉCULO XVI E XVII
10- SÉCULO XVIII E XIX
11- SÉCULO XX
12- DESENVOLVIMENTO DESDE 2000
13- MECÂNICA NEWTONIANA
14- MECÃNICA HAMILTONIANA
15- TEORIA DA RELATIVIDADE
16- HISTÓRIA DA TEORIA DA RELATIVIDADE
17- RELATIVIDADE GERAL
18- A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
19- A FÍSICA NO CAMPO PROFISSIONAL
20- ÁREA DE ATUAÇÃO
1- INTRODUÇÃO
2- DIVISÕES DA FÍSICA
3- HISTÓRIA DA FÍSICA
4- ANTIGUIDADE
5- CONTRIBUIÇÕES GREGAS PARA A FÍSICA
6- CONTRIBUIÇÕES PERSAS PARA A FÍSICA
7- IDADE MÉDIA
8-SÉCULO XVI E XVII
9- SÉCULO XVIII E XIX
10- SÉCULO XX
11- DESENVOLVIMENTO DESDE 2000
12- A FÍSICA MODERNA
13- HISTÓRIA DA FÍSICA QUÂNTICA
14- HISTÓRIA DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
15- HISTÓRIA DO ELÉTROMAGNETISMO
16- HISTÓRIA DA VELOCIDADE DA LUZ
17- FÍSICA NA ANTIGUIDADE
18- GALILEU E A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
19- A FÍSICA NO CAMPO PROFISSIONAL
20- ÁREA DE ATUAÇÃO
1-INTRODUÇÃO
2- HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
3- A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O HOMEM
4- MATEMÁTICA NO MUNDO
5- HISTÓRIA DOS NÚMEROS LONGOS
6- HISTÓRIA DOS NÚMEROS NATURAIS E DO ZERO
7- HISTÓRIA DA FRAÇÃO
8- HISTÓRIA DA GEOMETRIA
9- HISTÓRIA DOS ELEMENTOS DE EUCLIDES
10- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
11- MODELAGEM
12- HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL
13- ÁREA DE TRABALHO
14- NÚMERO NATURAL
15- NOTAÇÃO MATEMÁTICA
16- NÚMERO
17- TEORIA DOS JOGOS
18. TEORIA DOS JOGOS E A ECONOMIA
19- LÓGICA MATEMÁTICA
20- MATEMÁTICA COMPUTACIONAL
1. INADEQUAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO, À METODOLOGIA DE TRABALHO E AO AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRAINSERIDO O ALUNO EM QUESTÃO
2. “MÁ” FORMAÇÃO DE PROFESSORES, OU SEJA, FALTA DE CAPACITAÇÃODOCENTE
3. PROGRAMAS DE MATEMÁTICA NÃO FLEXÍVEIS E MUITAS VEZES BASEADOS EM MODELOS DE OUTROS PAÍSES E QUE NÃO NÃO REPRESENTAM A REALIDADE SÓCIO-ECONÔMICA DO PAÍS
4. FALTA DE COMPREENSÃO E DOMÍNIO DOS PRÉ-REQUISITOS FUNDAMENTAIS QUE AJUDARIAM ESTUDANTES A OBTER UM BOM DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA;
5. DESVALORIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DOS PROFESSORES
Abrimos estes cursos com um Quadro Geral no qual procuramos, inspirados nos vários quadros sincrônicos elaborados por J. Palmerò (Histoire des institutions et des doctrines pédagogiques par les textes, ed. SUDEL, Paris, 1958), fornecer uma visão de conjunto da História da Pedagogia e da Educação. Todos os textos levam indicada a sua proveniência quer em termos de autoria quer de tradução. Um conjunto significativo foi colhido no manual de História da Educação (edição policopiada, Coimbra, 1987) elaborado pelo Professor Doutor Joaquim Ferreira Gomes, que os traduziu da obra de J. Palmerò atrás
O curso consta de duas partes. A primeira procura situar a pesquisa no contexto da história das ciências, especificando o seu sentido e caracterizando a sua diferenciação de investigações de outro tipo que estão sendo desenvolvidas entre nós. A segunda parte levanta algumas hipóteses de leitura da obra de Florestan Fernandes e começa a sua elaboração.
A herança agrícola da humanidade
Evolução, agricultura, história
A revolução agrícola neolítica
Os sistemas de cultivo de derrubada-queimada em meios arborizados
A evolução dos sistemas agrários hidráulicos do vale do Nilo
O sistema agrário Inca
Os sistemas agrários com alqueive e cultivo com tração leve das regiões temperadas
Os sistemas agrários com alqueive e cultivo com tração pesada das regiões temperadas frias
Os sistemas agrários sem alqueive das regiões temperadas
A mecanização do cultivo com tração animal e tratamento das colheitas
A segunda revolução agrícola dos tempos modernos
Crise agrária e crise geral
O curso realiza uma reflexão metateórica sobre o campo da História das Relações Internacionais, avaliando a especificidade de seu programa de pesquisa e as características que tem assumido no Brasil e começar a realizar um balanço sobre os avanços e eventuais fragilidades que a pesquisa nessa área tem manifestado no Brasil.
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