A Constituição Federal assegura a todos os cidadãos brasileiros ou residentes no País o direito à saúde. Este curso apresenta uma discussão dobre a gestão financeira do Sistema Único de Saúde.
A empresa vista como um sistema aberto, possui uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se inter-relacionam buscando atingir a eficácia. Neste sentindo, este curso apresenta a importância e responsabilidade existentes na gestão financeira.
O presente curso focaliza a atuação do gestor como agente de criação de um ambiente participativo. Para tanto, abordaremos alguns aspectos acerca de sua função.
1. INTRODUÇÃO
2. NOVOS CAMINHOS
3. NOVOS CAMINHOS - A COGESTÃO
4. COGESTÃO - DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO
5. COGESTÃO - DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO II
6. HISTÓRIA DA GESTÃO HOSPITALAR
7. DISPOSITIVOS GERENCIAIS
8. DISPOSITIVOS GERENCIAIS - MODELOS DE GESTÃO
9. DESCENTRALIZAÇÃO DE DECISÕES
10. EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS
11. HOSPITAL PARA A COMUNIDADE
12. INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO HOSPITALAR
13. A INTEGRALIDADE NO HOSPITAL E A PARTIR DO HOSPITAL
14. ESTAÇÃO SAÚDE
16. SISTEMAS DE REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA
17. URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
18. URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
19. DESCENTRALIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO
20. A CONVIVÊNCIA DE MÚLTIPLAS FORMAS DE COORDENAÇÃO
Dentro do processo de gestão hospitalar há a necessidade de conhecer o as atividades de psicologia educacional e comunitária que é desenvolvida dentro de hospitais. É este assunto que abordamos neste curso.
A nova tessitura institucional plasmada durante a Constituinte de 1988 traz no seu bojo a descentralização político-administrativa e a noção da participação social na gestão das políticas públicas. Neste curso veremos como se configura a participação sociopolítica e a governança democrática.
O objetivo geral deste curso é apresentar uma analise da relação entre recursos financeiros aplicados nos programas e ações de políticas públicas e os respectivos resultados alcançados.
O objetivo geral deste curso é apresentar uma analise da relação entre recursos financeiros aplicados nos programas e ações de políticas públicas e os respectivos resultados alcançados.
Este curso tem o objetivo de proporcionar um referencial teórico e prático para a implementação de uma sistemática de gestão da manutenção predial.
Participação social é condição basilar para a democratização do Estado e a instauração de uma nova governança. O curso Gestão Pública e Participação pretende iniciar um debate, reunindo 5 artigos com distintas abordagens sobre o tema do curso.
Este curso tem como objetivo orientar os nossos aluno quanto aos princípios, aos fundamentos, à identificação do perfil do gestor público e à aplicação da gestão pública na gestão da escola pública.
O curso pretende contribuir ao debate instalado buscando identificar aspectos do processo de construção das agendas de reforma ao longo do tempo e o grau de alinhamento com os contextos externos e internos
O debate que aqui se propõe, ainda que fundamentado nestes balizamentos macro-institucionais, é em torno da qualidade do Estado — e da qualidade e produtividade do gasto público —, na perspectiva micro-institucional do processo de modelagem e fortalecimento das instituições que compõem o Estado, para incrementar seu desempenho em benefício do cidadão.
01. INTRODUÇÃO
02. O NEOLIBERALISMO E A REENGENHARIA POLÍTICO-INSTITUCIONAL: A DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
03. PARTICIPAÇÃO
04. EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS
05. PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA
06. NOVAS ANÁLISES
07. GOVERNABILIDADE
08. A DENSIDADE ORGANIZACIONAL DA SOCIEDADE
09. CONTEXTO HISTÓRICO
10. IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO SOCIAL
11. ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
12. A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS
13. OS MUNICÍPIOS
14. ADOÇÃO DE MODELOS E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS PARA MELHORIA DO DESEMPENHO
15. JUSTIFICATIVA DA IMPLEMENTAÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
16. DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
17. DIFICULDADES NA GESTÃO PÚBLICA
18. A SOCIEDADE CIVIL
19. DISPOSITIVOS LEGAIS
20. O CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Criou-se no Brasil uma estranha separação, entre economistas formais que tratam de coisas "sérias", como taxa de juros, câmbio, investimentos, e os cientistas sociais que se preocupam com a tragédia social e se concentram em denunciar o drama das crianças, dos pobres, dos excluídos. Neste curso tratamos da gestão social em um novo contexto e a transformação da sociedade.
Este trabalho tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a interdisciplinaridade e transversalidade como dimensões pedagógicas da ação docente. Abordar a educação e trânsito e discute a interdisciplinaridade procurando contextualizá-la no ambiente escolar.
O curso trata da globalização, que é como um prisma que reflete várias realidades complexas. Intensifica múltiplas conexões entre governos e sociedades, entre público e privado, entre mercado e cultura, conformando o sistema mundial.
O curso apresenta os principais conceitos da globalização, além de abordar os principais blocos econômicos mundiais.
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados