Este curso trata das diretrizes do ensino de projeto adotadas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Expõe sua estruturação didática e o seu desenvolvimento curricular. Procura relacionar esta realidade com a história recente do ensino de arquitetura no país e apresenta alguns de seus impactos na cidade e região.
Este curso traz algumas considerações sobre o papel do jogo de Xadrez no desenvolvimento da capacidade de percepção do aluno em relação ao binômio espaço-tempo. A intenção foiestudar e entender se, e como, o aluno ao exercitarseu raciocínio abstrato e espacial e ao elaborar estratégias por meio da organização do pensamento, pode ter uma considerável melhora em seu desenvolvimento mental e prático.
Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Ensino Fundamental
Indicadores e perguntas
Orientações para a alfabetização inicial implementadas
Existência de práticas alfabetizadoras na escola
Atenção ao processo de alfabetização de cada criança
Ampliação das capacidades de leitura e escrita dos alunos ao longo do ensino fundamental
Acesso e bom aproveitamento da biblioteca ou sala de leitura, dos equipamentos de informática e da Internet
Existência de ações integradas entre a escola e toda a rede de ensino com o objetivo de favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita
Neste curso será apresentada uma síntese da visão teórica que embasou este enfoque, onde se evidencia a importância da metodologia para a efetividade do ensino-aprendizado e para a avaliação de um curso. A seguir apresentaremos os resultados da pesquisa quantitativa sobre metodologia de ensino utilizada e de avaliação de um curso a distância, que orientaram este trabalho.
O curso apresenta orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Neste sentindo aborda temas como infância e sua singularidade, O brincar como um modo de ser e estar no mundo, Letramento e alfabetização e muito mais!
O estado da arte
Os sujeitos do processo
A pedagogia da cultura
Estilos parentais
Trabalho docente e gênero masculino
A didática e as metodologias
Aprendizagens cooperativas
Crianças na rede telemática
Tempo, memória e divisão do conteúdo
Mitologia antiga
Geografizando em educação
Globo terrestre
O ensino de ciências
Projetos de Trabalho
Literatura infanto-juvenil na escola
A matemática que constrói e transforma
Lúdico e proposta pedagógica
Corporeidade humana
Educação e terapia da criança
A problemática da inclusão
1- INTRODUÇÃO
2- HISTÓRIA DO ESTUDO DA RELIGIÃO
3- ABORDAGENS DISCIPLINARES
4- CATECISMO
5- CATEQUESE NARRATIVA
6. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
7. CRISTIANISMO NO MUNDO HOJE
8. PALAVRAS E CONCEITOS RELEVANTES
9. ATEÍSMO
10. O PROBLEMA DO MAL
11. IRRELIGIÃO
12. O ENSINO RELIGIOSO NA L.D.B
13. A NATUREZA DO ENSINO RELIGIOSO
14. A DIMENSÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO RELIGIOSO
15. AS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO
16. EDUCAÇÃO
17. ENSINO FUNDAMENTAL
18. ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
19. ATUAÇÃO PROFISSIONAL
20. ÁREA DE TRABALHO
O curso tem como objeto o estudo dos direcionamentos do ensino de Literatura nas faculdades federais de Letras (licenciaturas) do Estado de Minas Gerais e suas relações com as demandas provenientes da Educação Básica. Ao longo da tese, é traçado um painel do tratamento que os docentes da área literária dispensam aos processos de formação de professores de Literatura que atuarão nos ensinos Fundamental e Médio.
O curso pretende contribuir para uma reflexão e uma prática que trabalhem em prol da desconstrução de falsas crenças, de estereótipos culturais e de modelos de aprendizagem que sejam redutores ou simplistas, conforme sugerem os documentos brasileiros que norteiam nossa.
O curso propõe compreender o sentido das políticas públicas na área social e, particularmente, no campo da educação, em se tratando de uma sociedade capitalista; Conhecer as fontes de financiamento da Educação Básica e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação; Reconhecer o papel social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no apoio às políticas públicas para a Educação Básica, mediante a implementação de diferentes programas e ações.
A Administração Pública edita atos jurídicos, ou exprime sua vontade, e esta é capaz de produzir os efeitos jurídicos mencionados. Este curso apresenta os conceitos de atos administrativos de que podem ser praticados pela Administração Pública.
O curso de entomologia veterinária tem como objetivo apresentar o estudo dos insetos de importância da medicina veterinária. Os ectoparasitas terão maior atenção nesse curso considerando que são organismos que habitam a pele (ou derivados desta), de um organismo (hospedeiro) por determinado período de tempo, sendo totalmente dependentes de seus hospedeiros para sua sobrevivência, podendo ter efeito prejudicial na saúde destes.
O curso apresenta os conceitos de toxicologia, que é a ciência que estuda a natureza e o mecanismo das lesões tóxicas nos organismos vivos expostos aos venenos. Além de abordar as formas de envenenamento e intoxicação. Curso totalmente on-line, aproveite!
O curso tem o objetivo de apresentar a atividade enzimática, sua determinação e unidades empregadas, descrevendo as principais causas de erro nas determinantes enzimáticas. Além de descrever as características das principais enzimas dosadas no laboratório clínico e suas aplicações no diagnóstico de patologias.
A finalidade deste curso é ensinar os princípios básicos acerca da epidemiologia de doenças infecciosas que seriam as formas de intervir na difusão e propagação desse tipo de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção.
O curso objetiva apresentar o peso das perturbações depressivas e descrever a lacuna de informação epidemiológica. Visto que a depressão é uma das patologias que mais sobrecarrega a nossa sociedade sendo previsível um incremento desse peso no futuro. Apesar da disponibilidade de tratamentos eficazes, nem sempre a depressão é bem identificada e tratada.
Este curso tem o objetivo de apresentar as três grandes tendências de doenças transmissíveis no Brasil, que são: doenças transmissíveis com tendência descendente, doenças transmissíveis com quadro de persistência e doenças transmissíveis emergentes e reemergentes.
O curso Epidemiologia e Serviços de Saúde apresenta-nos o caráter de amplo espectro da área da Saúde. Seus capítulos abrangem desde a atenção médica básica, como o atendimento a casos de diarreia, a procedimentos de alta complexidade, como para as doenças crônicas não transmissíveis.
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados