A questão central do curso é discutir qual o papel da Educação Física Escolar, diante do paradigma da Inclusão. Para isto faz-se necessário abordar também as seguintes questões: a) quais os princípios que orientam a Educação Especial; b) em relação à Educação Inclusiva, quais os fatos e correntes de pensamento, vêm orientando o seu desenvolvimento; c) o que têm mostrado os dados estatísticos brasileiros, quanto a inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) na rede de ensino público e/ou privado; e d) quais os caminhos percorridos pela área da Educação Física diante das
A Educação Física do Brasil pode ser dividida historicamente em cinco períodos: 1) Brasil colônia, compreendido pelo período de 1500 a
1822; 2) Brasil império, compreendido pelo período entre 1822 a 1889; 3) Brasil república, compreendendo os anos de 1890 até 1946; 4) Brasil
contemporâneo, compreendendo os anos de 1946 até 1980; e 5) Brasil atual, a partir de 1980. O objetivo deste curso é mostrar a evolução histórica da Educação Física no Brasil, a partir de sua origem até os dias atuais.
1. POLÍTICAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
2. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3. LINGUAGEM CORPORAL
4. PROFESSOR OU ALICADOR DE JOGOS?
5. VISÃO SEXISTA
6. VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA
7. A OBSERVAÇÃO, A IMITAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO
8. O MOVIMENTO E OS CAMPOS SENSORIAIS
9. O AMBIENTE SOCIOCULTURAL
10. O DESENVOLVIMENTO REAL E O DESENVOLVIMENTO POTENCIAL
11. VISÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
12. AS VIVÊNCIAS CULTURAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
13. O PROJETO EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO FÍSICA
14. A EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTRÓI CIDADANIA
15. O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE
16. EDUCAÇÃO FÍSICA OU ATIVIDADE FÍSICA?
17. O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA
18. EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
19. EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA II
20. DESPORTO OU ESPORTE?
1. INTRODUÇÃO
2. EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE FÍSICA
3. ATIVIDADE FÍSICA
4. ATIVIDADE LÚDICA
5. DESPORTO
6. ESPORTE - CONTEXTO HISTÓRICO
7. BRINCADEIRAS RECREATIVAS
8. JOGO
9. ESPORTE PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
10. EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
11. OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
12. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
13. O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
14. EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR
15. ENSINO FUNDAMENTAL
16. PREPARANDO AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
17. AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
18. COMPETIÇÃO SAUDÁVEL
19. ÁREA DE TRABALHO
20. ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Este curso possui o objetivo de apresentar as características do conhecimento a ser aprendido nas aulas da Educação Física do ensino fundamental, identificando sua natureza conceitual, procedimental e atitudinal e discutindo sua pertinência no ambiente escolar.
Es curso apresenta os fundamentos teóricos e práticos para o trabalho de
orientação de atividades físicas e esportivas para a população em geral. Aborda temas como história da educação física, ética, didática e metodologia de ensino em educação física e muito mais!
O curso pretende discutir os termos “inclusão” e “integração” e seus diferentes usos em alguns textos oficiais e pioneiros, com o objetivo de apontar para um redimensionamento do conceito de educação especial à luz da proposta da
inclusão em educação.
O curso discute a Declaração de Salamanca de 1994, a qual propõe a educação inclusiva através da escola inclusiva, levantando a hipótese desse discurso como sintoma da modernidade atual.
Educação Indígena
A escola como um importante espaço de valorização da cultura e da identidade das comunidades indígenas
Uma conversar sobre arte, teatro e escolhas profissionais.
A matemática em História em Quadrinhos
Professores indígenas no Brasil
A questão da formação de professores indígenas na legislação educacional
Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa
Uma escola bilíngüe e intercultural
A idéia de infância e a criança indígena
A concepção de ensino e aprendizagem dos Xikrin
As situações de ensino e aprendizado
Novas escolas, novas pedagogias?
Este curso explica porquê que não há um problema da educação indígena, pelo contrário, o que existe é uma solução indígena ao problema da educação. Os povos indígenas mantêm sua alteridade graças a estratégias próprias de vivência sociocultural, sendo a ação pedagógica uma delas. A educação desenvolvida pelos povos indígenas lhes permite que continuem sendo eles mesmos e mantenham a transmissão de suas culturas por gerações.
A educação infantil consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório, ou fundamental. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. O curso de educação infantil pretende mostrar alguns princípios teóricos para o entendimento de crianças na instituição de Educação Infantil, acerca de uma educação de qualidade, realmente preocupada com a formação integral da criança enquanto protagonista dos processos de ens
O objetivo do curso é apoiar e incentivar o desenvolvimento profissional de professores e especialistas em educação, de forma articulada com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para a Educação Indígena e da Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos.
O curso trata sobre a educação infantil que é a primeira etapa da educação básica, é a única que está vinculada a uma idade própria: atende crianças de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola e possui como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
O objetivo primordial deste curso é divulgar as experiências bem
como suscitar discussões e debates, no âmbito municipal, sobre as questões que entravam este processo, fornecendo elementos para a reflexão e busca de soluções com vistas a um atendimento de qualidade às crianças brasileiras em creches e pré-escolas.
O presente curso busca traçar um diagnóstico da atual situação de acesso e financiamento da educação infantil no Brasil. A análise identifica esses dois fatores como os principais obstáculos a serem superados para que tanto as metas de expansão da rede de ensino como a melhoria do atendimento sejam alcançadas.
A educação e os cuidados na infância são amplamente reconhecidos como fatores fundamentais do desenvolvimento global da criança, o que coloca para os sistemas de ensino o desafio de organizar projetos pedagógicos que promovam a inclusão de todas as crianças. Neste sentindo o curso temas específicos sobre o atendimento educacional de crianças com necessidades educacionais especiais.
1. INADEQUAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO, À METODOLOGIA DE TRABALHO E AO AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRAINSERIDO O ALUNO EM QUESTÃO
2. “MÁ” FORMAÇÃO DE PROFESSORES, OU SEJA, FALTA DE CAPACITAÇÃODOCENTE
3. PROGRAMAS DE MATEMÁTICA NÃO FLEXÍVEIS E MUITAS VEZES BASEADOS EM MODELOS DE OUTROS PAÍSES E QUE NÃO NÃO REPRESENTAM A REALIDADE SÓCIO-ECONÔMICA DO PAÍS
4. FALTA DE COMPREENSÃO E DOMÍNIO DOS PRÉ-REQUISITOS FUNDAMENTAIS QUE AJUDARIAM ESTUDANTES A OBTER UM BOM DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA;
5. DESVALORIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DOS PROFESSORES
1. INADEQUAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO, À METODOLOGIA DE TRABALHO E AO AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRAINSERIDO O ALUNO EM QUESTÃO
2. “MÁ” FORMAÇÃO DE PROFESSORES, OU SEJA, FALTA DE CAPACITAÇÃODOCENTE
3. PROGRAMAS DE MATEMÁTICA NÃO FLEXÍVEIS E MUITAS VEZES BASEADOS EM MODELOS DE OUTROS PAÍSES E QUE NÃO NÃO REPRESENTAM A REALIDADE SÓCIO-ECONÔMICA DO PAÍS
4. FALTA DE COMPREENSÃO E DOMÍNIO DOS PRÉ-REQUISITOS FUNDAMENTAIS QUE AJUDARIAM ESTUDANTES A OBTER UM BOM DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA;
5. DESVALORIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DOS PROFESSORES
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados