O presente curso busca analisar a educação como fator determinante
para mudar a realidade social de milhares de indivíduos excluídos, com a finalidade de mostrar que a educação ainda não promove a igualdade de oportunidades.
Este curso pretende evidenciar a importância da visitação a museus quanto ao apoio pedagógico e histórico que estes podem oferecer na educação de crianças do ensino fundamental.
A intenção deste curso é ressaltar, em uma exploração ainda preliminar, algumas das principais questões que surgem no atual panorama das políticas sociais voltadas para o combate à pobreza que apresentam intersecções com a educação de crianças, adolescentes e jovens.
O objetivo deste curso é percorrer a trajetória sociológica dos diferentes
desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação e Sociedade. Trataremos de encontrar as articulações existentes entre as proposições sobre a Educação e os postulados teóricos globais dos quais emergem.
Esse curso possui o objetivo de belecer a relação entre a educação e a
sustentabilidade, questão esta, abordada frequentem ente em nosso cotidiano e também comumente divulgada na mídia, além ponderar sobre esta questão na vida dos seres humanos.
O curso aborda um dos mais destacados e controversos temas do homem e da sociedade contemporâneos: a fundamentação dos valores morais e a educação moral.
O presente curso pretende apresentar a evolução do respeito aos direitos humanos, e da defesa da educação em direitos humanos, bem como refletir sobre as diretrizes nacionais para educação em direitos humanos no que se refere aos seus princípios, dimensões, estratégia de aplicação e avaliação.
Este curso objetivou compreender a concepção e a atuação de Educação em Saúde pela Equipe de Saúde da Família, objetivando a participação do usuário. Educação em Saúde estimula a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população, e sua participação, em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, através de ações educativas.
O objetivo do curso foi refletir teoricamente acerca da temática da educação em saúde e suas interfaces na promoção da saúde. Procura-se cotejar essas práticas com as concepções da carta de Ottawa, a pedagogia libertadora de Paulo Freire, o empoderamento e a cultura, aqui compreendidos como elementos-chave para a atuação do enfermeiro na educação em saúde em ações nos serviços de saúde.
Este curso tem como objetivo de analisar e refletir como as ações de Educação em Saúde no Planejamento Familiar(PF) no Programa Saúde da Família de vêm se realizando.
O objetivo do curso é Instrumentalizar os profissionais da Saúde, Educação, líderes comunitários e outros para o desenvolvimento do processo educativo problematizador, em especial, na inclusão do componente educativo, no planejamento das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde no Sistema Único de Saúde.
O que é educação emocional?
Tomando consciência das próprias emoções
Como alcanças a compreensão emocional
Estágio um: abrir o coração
Estágio dois: examinar o panorama emocional
Estágio três: assumir a responsabilidade
Amor, paternidade e trabalho
O guerreiro emocional
Este curso pretende oferecer elementos para a compreensão dos mecanismos, hoje presentes, na educação indígena.
O objetivo deste curso é explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova uma educação pautada no respeito e no diálogo cultural.
A finalidade deste curso é apresentar as recomendações estatais aos sistemas de ensino devido a urgência que configurou a necessidade de elaboração de normas, para os sistemas de ensino e educação, para o atendimento da significativa população que apresenta necessidades educacionais especiais.
01- CONCEITUANDO
02- EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INTERDISPLINARIDADE
03- CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
04-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL DA CRIANÇA SURDA
05- A PRIMEIRA INFÂNCIA
06- TECNOLOGIAS ESPECIAIS
07- TECNOLOGIA - UM ELEMENTO COGNITIVO
08- VANTAGENS DO USO TECNOLÓGICO
09-A ADAPTAÇÃO DO SISTEMA EDUCATIVO
10. PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
11. PERSPECTIVA ATUAL
12. CONVENÇÃO DA DEFICIÊNCIA
13. ARTIGO 24
14. INCLUSÃO
15. EDUCAÇÃO INCLUSIVA
16. ENSINO ESPECIAL
17. ENSINO INTEGRADO E ENSINO INCLUSIVO - ALGUMAS DIFERENÇAS
18. INCLUSÃO E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
19. DIREITO À DIVERSIDADE - (BRASIL)
20. PROGRAMA DE AÇÃO INCLUSIVA - ALGUMAS AÇÕES
A educação é o principal alicerce na vida social. Ela transmite e amplia a cultura, estende a cidadania, constrói saberes para o trabalho. Participar do processo educativo juntamente com os demais alunos é um direito dos alunos que apresentam necessidades educacionais. Neste sentindo o curso apresenta as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica.
1. EDUCAÇÃO ESPECIAL E A LEGISLAÇÃO
2. EDUCAÇÃO ESPECIAL E A LEGISLAÇÃO II
3. EDUCAÇÃO ESPECIAL E A LEGISLAÇÃO III
4. SITUAÇÕES EM QUE SÃO IDENTIFICADAS AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
5. EDUCAÇÃO ESPECIAL E A LEGISLAÇÃO IV
6. EDUCAÇÃO ESPECIAL E A LEGISLAÇÃO V
7. EDUCAÇÃO ESPECIAL E A LEGISLAÇÃO VI
8. DEFININDO CONDUTAS TÍPICAS
9. COMPORTAMENTOS VOLTADOS PARA SI E COMPORTAMENTOS VOLTADOS PARA O OUTRO
10. CONDUTAS TÍPICAS E OUTROS TRANSTORNOS
11. CONDUTAS TÍPICAS MAIS COMUMENTE DESCRITAS
12. CONDUTAS TÍPICAS MAIS COMUMENTE DESCRITAS: HIPERATIVIDADE e IMPULSIVIDADE
13. CONDUTAS TÍPICAS MAIS COMUMENTE DESCRITAS: AGRESSIVIDADE FÍSICA E/OU VERBAL
14. QUAIS SÃO OS DETERMINANTES DAS CONDUTAS TÍPICAS?
15. QUAIS SÃO OS DETERMINANTES DAS CONDUTAS TÍPICAS? II
16. O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO ESPECIAL - CONDUTAS TÍPICAS
17. O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DE UM ALUNO ESPECIAL
18. O PROFESSOR DE CRIANÇAS ESPECIAIS: O PONTO DE QUILÍBRIO
19. O PROFESSOR DE ESPECILA E A PEDAGOGIA DO AFETO
20. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados