Este curso têm sete partes. Na primeira o autor discute sua abordagem da globalização. Na segunda parte discutem-se a Globalização Ambiental e a Política Ambiental Global. Na terceira parte enunciam-se as caraterísticas da Globalização da Política Ambiental no Brasil na década de 1990, em comparação com o processo geral. Na quarta parte analisa-se a dramática redefinição rumo a globalização da política ambiental no governo Collor, 1990-92. Na quinta parta analisa-se a crise de governabilidade e as resistências a globalização durante o governo Franco, 1992-94. Na sexta parte analisa-se a secund
A globalização trouxe consigo diversos dilemas à sociedade e a economia. Transformações surgiram, dentre elas o conceito de cidadania. A ruptura do Estado-nação traz um novo conflito a essa concepção: O impacto dos processos de globalização sobre a perda de autonomia do Estado, em especial para proteger os direitos dos cidadãos e regular agentes e dinâmicas sociais e econômicas que tendam a escapar das fronteiras nacionais.
Schreber, um dos mais notáveis casos clínicos de Freud, mencionou nas Memórias sua crise de hipocondria em um momento que antecedeu o desencadeamento de sua psicose. O presente curso analisa a hipocondria na paranoia de Schreber a partir da hipótese de uma inflação narcísica. Para tanto, os conceitos hipocondria e narcisismo são apresentados, sob a ótica dos textos freudianos.
Apresentar temas que amparam uma multiplicidade de recortes investigativos são os objetivos que nortearam o curso, onde destacam-se a construção do campo disciplinar, os objetos e os recortes temáticos que são priorizados pela historiografia do campo da História da Educação Brasileira.
Curso sobre a História do Brasil (c.1630) de frei Vicente do Salvador, escrita ao longo da terceira década do século XVII, que considera os preceitos retórico-poéticos e as categorias teológico-políticas empregadas a fim de fornecer conselhos às autoridades responsáveis pelo governo do Brasil. Nesse sentido, a narrativa do frade baiano tece juízos sobre as virtudes e as ações de bispos, governadores e capitães e louva o papel da ordem de São Francisco de Assis na obtenção da concórdia entre os súditos do império católico.
O Ensino de Química tem sido guiado por orientações que não concebem mais aulas baseadas na transmissão/recepção de informações. Muito mais do que ter conhecimento o estudante deve ser preparado para exercer sua condição de cidadão conhecedor da realidade social de seu país e que esteja disposto a melhorá-la.
As crianças hoje em dia têm contato cada vez mais cedo com a língua inglesa, visto ser esta língua a hegemônica neste contexto histórico. Com o presente curso, pretendemos contribuir para a análise desse contato das crianças com o inglês como segunda língua e observar qual a relação dessas com a nova língua que lhes é apresentada.
A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra. No organismo humano a água atua, entre outras funções, como veículo para a troca de substâncias e para a manutenção da temperatura, representando cerca de 70% de sua massa corporal. Além disso, é considerada solvente universal e é uma das poucas substâncias que encontramos nos três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. É impossível imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ela. Saiba mais sobre a importância da água neste curso. Aproveite!
Este curso busca investigar os sentimentos e os comportamentos de criança hospitalizada nos momentos que antecedem uma intervenção cirúrgica. Os procedimentos cirúrgicos, embora tenham por finalidade promover o restabelecimento do paciente, adquirem caráter ameaçador, invasivo e agressivo.
O presente curso tem por finalidade tratar da contribuição da contação de histórias para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos.
O presente curso tem por finalidade a contribuição da contação de histórias para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos.
O objetivo curso é destacar o debate, a discussão acerca de um possível diálogo entre a Educação Escolar (EE) e a Educação Ambiental (EA). Trata-se de compreendermos que os professores devem empenhar-se na busca da melhoria do planeta mediante a busca pela melhoria da qualidade de vida e pelas melhores condições ambientais via campo da Educação Ambiental.
O presente estudo busca analisar a importância dos vínculos afetivos na formação do sujeito e em seu processo de aprendizagem, enfatizar a questão da comunicação familiar como fator que pode contribuir para a estruturação do pensamento da criança e discutir a repercussão das relações afetivas na vinculação com o conhecimento.
Quando se fala em “formação de professores”, vem-nos à cabeça o processo de formação para a docência na educação básica (ensino fundamental e, no máximo, médio). Dificilmente a abordagem de formação de professores estende-se para a formação de professores universitários, isto posto, pretende-se neste curso discutir a formação didático-pedagógica para professoras do ensino superior.
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS
A leitura é de suma importância para o aprendizado, pois leva o leitor ao conhecimento científico e ao conhecimento do mundo, o qual refletirá para o leitor em novos conhecimentos. Neste trabalho, buscou-se evidenciar a leitura em seus diversos aspectos e possibilidades, demonstrar a importância da criação do hábito de ler desde as séries iniciais.
1. RECREAÇÃO
2. OS JOGOS
3. A INTERRELAÇÃO APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
4. MOTROCIDADE, EMOÇÃO E PENSAMENTO
5. O FATOR CULTURAL
6. EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE
7. SEM VENCEDORES
8. BRINCAR - UMA VIVÊNCIA CULTURAL
9. OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
10. COMO ESTIMULAR A CRIANÇA PARA OS JOGOS E BRINCADEIRAS
11. BRINCAR - UM MEIO DE ASSIMILAÇÃO
12. BRINCAR - UM MEIO DE ASSIMILAÇÃO II
13. ALGUNS JOGO E BRINCADEIRAS
14. BRINCAR PARA EDUCAR
15. METODOLOGIA DA RECREAÇÃO E CIDADANIA
16. RECREAÇÃO - EDUCAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO
17. RECREAÇÃO - PRÁTICA PRAZEROSA
18. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
19. INFÂNCIA - APRENDIZADO E ASSIMILAÇÃO
20. RECREAÇÃO, JOGO, LAZER E BRINCADEIRAS - DIFERENÇAS
Este curso apresenta questões referentes ao tema Leite na atualidade, dada a importância da temática no campo da saúde. Foram abordados pontos como consumo populacional, composição nutricional do leite e sua importância nas diferentes fases da vida, intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca, tipos de leite e suas utilizações, efeitos sobre a saúde óssea e cardiovascular, bem como processamento industrial e a qualidade nutricional dos leites.
© Portal Formação 2024 - Todos os direitos reservados